Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇODE 2020| REVISTADAESPM 95 No Brasil, os números mostram que a taxa de desempregados deve ficar entre 11,5% e 12% da população economicamente ativa até 2024 shutterstock . com Qualificação digital O caminho para amenizar esse impacto da tecnologia sobre o futuro do trabalho é um só: qualificação digital (ou digital upskilling , no conceito originado do inglês). Os líderes das organizações precisam perceber o quanto antes a urgência de promover ações de impacto na capa- citaçãode seus colaboradores para as futuras — e atuais — necessidades domercadode trabalho, tornando-os aptos a transitar naturalmente no ambiente digital. Nem todos terão de saber programar, por exemplo, masprecisarãoestar familiarizados comconceitos como design thinking e ferramentas que utilizem tecnologias como inteligência artificial e blockchain . Em outras palavras, não basta realizar grandes investimentos em tecnologia. É preciso capacitar as pessoas a usá-la. Muitas organizações já têmdesenvolvido ações para promover a qualificação digital de seus colaboradores, mas, de modo geral, essas iniciativas têm sido direcio- nadas a determinados setores ou grupos de trabalho dentro das empresas. Na nova economia digital, não será possível prosperar com “ilhas” de excelência e ino- vação, enquanto os demais colaboradores permanecem excluídos digitalmente. A qualificação e o DNA da ino- vação devem ser disseminados por toda a organização. União de esforços Contudo, iniciativas que partamsomente das empresas não serão suficientes para endereçar o desafio global de capacitar aspessoasparaaeconomiadigital. É imperioso que haja umesforço conjunto de governos, entidades da sociedade civil e organizações da iniciativa privada em prol de uma agenda de digital upskilling . Oprimeiro passo é fomentar o debate em torno dessas questões, alertandoparaos riscosqueumaumentoainda mais dramático das desigualdades de renda e oportuni- dades, associados a umagravamento da exclusão digital, pode causar para a estabilidadedasnações edoambiente denegócios. APwC, pormeiode seu network defirmas em 157países, vemtrazendo luzaestadiscussãoemnível glo- baletambématuandocomumprogramadecapacitaçãono qual investiráUS$3bilhõesemquatroanos. Comessa ini- ciativa, queenvolveos seusmaisde276mil profissionais, alémdos quase cincomil profissionais brasileiros, a PwC visapreparar seucapital humanopara esse futurodigital. Osegundo passo é a ação, e ela é urgente. Mãos à obra! Fabio Cajazeira Sócio e líder da área de clientes e mercados da PwC Brasil Isso não significa que não existam oportunidades de trabalho. No setor de TI, por exemplo, poderá haver um déficit de 290 mil profissionais até 2024 shutterstock . com

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