Revista de Jornalismo ESPM
26 JANEIRO | JUNHO 2021 bebês; eles nasceram com dez dias de diferença”, contou McKenzie). Outra novidade é que a pandemia tinha acelerado o crescimento da empresa –nos três primeirosmeses, quando centenas de jornalistas per- deramoemprego, onúmerodegente publicando ativamente no Substack dobrou e a receita aumentou 60%. Em uma mesma semana de julho, o Substack foi notícia no New York Times e no Washington Post . “Tem uma sensação muito forte aí de que ‘Uau, todo mundo está de olho no Substackagora’”,comentaMcKenzie. Novos colaboradores A busca por potenciais colabora- dores continua. Quando pergun- tei o que, na opinião deles, tornava alguém um autor promissor no Substack, Best olhou para McKen- zie e perguntou, em um tom jocoso de mistério, se deviam revelar o segredo de um certo “score Bas- chez”. McKenzie riu. Eles têm um sistema, criado por um ex-funcio- nário chamado Nathan Baschez, que mede o grau de engajamento de um usuário do Twitter – retuí- tes, curtidas, respostas – entre seus seguidores. Essa pessoa recebe, então, uma pontuação em uma escala logarítmica de emojis de fogo. Quatro emojis de fogo é uma nota excelente: é conteúdo digno do Substack. Quando é assim, Best e McKenzie contatam a pessoa e sugerem que ela crie uma news- letter. O método dos quatro emo- jis revelou Heather Cox Richard- son, professora de história da Bos- ton College cujo Substack, Letters from an American (política comum olhar histórico), é hoje o segundo que mais arrecada (a newsletter mais popular no Substack é a The Dispatch , uma publicação conser- vadora criada por Jonah Goldberg, Steve Hayes e Toby Stock). “Dizía- mos que isso era como ‘espalhar a religião’, pois não era algo como de vemos digitar qualquer coisa aqui para fazer dinheiro, pois as pes- soas vão pagar”, observa McKen- zie sobre o pessoal recrutado. “Era mais, achamos que vai haver uma mudança cutural aqui.” Ultima- mente parecia que todo mundo fora convertido. Uma vezqueocontrolede e-mails de assinantes, arquivos de publica- ções e a proprietade intelectual per- manece com os autores de news- letters, o grande apelo do Substack é essa independência – é não estar à mercê de chefes, de modelos de empresas demídia sustentados por publicidade, dos caprichos demono- pólios de tecnologia como Google e Facebook. Embora não proclamem que o Substack veio “salvar” amídia – promessa fadada a decepcionar –, seus fundadores sustentam que o modelo é fundamental para um futuro melhor para o jornalismo, mais centrado no trabalhador e mais favorável ao leitor. Tudo isso ajudou a atrair Peck, que em 2019 decidiu deixar o emprego na reda- DarianHarvin produz a Beauty IRL e Adriana Lacy discute jornalismo, tecnologia e inovação emThe Intersection REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO
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