Revista de Jornalismo ESPM

36 JANEIRO | JUNHO 2021 PESQUISA Dinheiro Novo AUTORA Savannah Jacobson O INCENDIÁRIO Em outubro de 2013, Omidyar, o bilionário fundador do eBay, criou a First Look Media, uma mistura de organização com e sens fins lucrativos para fazer um “jornalismo destemido, investigativo”. A organização prometeu bancar uma leva de sites novos, a começar pelo The Intercept, que foi não só agra- ciado com Pulitzers, mas ren- deu até um Oscar. De lá para cá, houve projetos abortados antes de estrear (Racket), passaralhos ( Topic e The Nib ) e escândalos envolvendo fontes. Valor gasto por Omidyar para criar a First Look Media, que bancou o lançamento do The Intercept. Valor concedido pela First Look Media, em coordenação com o Democracy Fund, a cada uma das seguintes instituições: ProPublica, Center for Public Integrity e Center for Investigative Reporting. Contribuição feita pela First Look Media ao Press Foundation Defense Fund por sua atuação em ações na Justiça envolvendo liberdade de imprensa. PIERRE OMIDYAR/FIRST LOOK MEDIA $250 MILHÕES $3 MILHÕES $4 MILHÕES enquanto a maioria dos veículos de comunicação corta verbas, uma nova safra de benfeitores e serviços de streaming – junto comomaior jornal do país, o New York Times – vem gastando fortunas para transfor- mar o modo como o americano conta e consome conteúdos de não ficção. Netflix, Hulu eHBOestão combinando jornalismo e entretenimento, em um cruzamento de documentário com reality show. Já o Spotify e o New York Times investem em podcasts. Enquanto o fundo de hedge Alden Glo- bal Capital vai comprando, podando e reduzindo jornais ao toco, organiza- ções beneficentes chegam para prestar socorro – cada qual do seu jeito. A Knight Foundation vem bancando projetos para preservar as garantias da Primeira Emenda da Constituição americana (a da liberdade de imprensa); partedessa verba vai para o jornalismo, partepara organizações quepensam o jornalismo. CraigNewmark, o fundador do site de classificados Craigslist, banca projetos sobre segurança digital (inclusive para a CJR). Por meio do Emerson Collective, Laurene Powell Jobs busca “empoderar storytellers”; Kathryn Murdoch – cujo marido, James, é o caçula de Rupert Murdoch – fecha o foco na crise climática. Um punhado de simpatizantes da causa se uniu, levantou US$ 42 milhões e criouoAmericanJournalismProject, que já apoia 35 veículos de comuni- cação locais ao redor do país. Essa reviravolta no setor, que de negócio movido a publicidade pas- sou a depender de assinantes e ben- feitores, tem consequências impor- tantesparao formatoea legitimidade do jornalismo. Aoconferir quemestá investindo em quê, é possível ver o que parecemais promissor – e o que ameaça abalar a independência jor- nalística. ■

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1