Revista de Jornalismo ESPM

REVISTA DE JORNALISMO ESPM | CJR 3 EDITORIAL Bemmais tarde, despertou-me a curiosidadede saber por que tão importante personagem escolheria lugar assimdesconfortável comomoradia. Edescobri que, por artimanhas daMentira–ambasmulheres jovens ebonitas –banhavam-se juntas, numdiade verão, e aMentira, sub-repticiamente, escapou, levando todas as roupas da Verdade para disfarçar-se com elas.* As discussões resumiram-se aos ambientes acadêmicos atéodiaemqueexplodiunomundocontemporâneo das comunicações aparadoxal expressão fake truth: uma falsa verdade, ou umamentira verdadeira. E só “pegou” no Brasil porque está em inglês. Você terá oportunidade de ler, nesta Revista de Jornalismo ESPM/Columbia, alguns textos de grande percepção, assinados pelos nossos colaboradores estadunidenses e brasileiros. Um outro tema, escolhido há tempos, era uma merecida homenagem de felicitações aos nossos “pais” ou “padrinhos”, da Columbia Journalism Review – que em 2022 – completa seis décadas de existência.** Aí veio a Guerra. Uma guerra não tão diferente das outras ocorridas depois de 1945, mas que se tornou mundial através de uma rede de comunicação que, em breve, estará atingindo a população total do planeta. “Parem as máquinas!” seria a reação dos editores de A verdade nua, o aniversário e a guerra Otemabásicodoeditorialdestaediçãoda revistadejornalismoespm/columbia estavajáestabelecidocomoumdosmais antigosdahumanidade: aVerdade.Confessoquemeveioàmente–emprimeiro ligar – a letra de uma composição de noel rosa, que ouvi emcriança e que dizia: “a verdade, meu amor, mora num poço”. qualquer “jornal de antigamente”, com seu compromisso de renascimento diário. Mas não este veículo que está em suasmãos, comoquase livrescocompromisso de ser produzido e distribuído duas vezes por ano. E nossa valorosa equipe mostrou-se à altura do desafio (perdoe o lugar-comum).Você teráoportunidade de conhecer vários aspectos dessa praga imortal da humanidade, desde o estereótipo do destemidoCorrespondentedeGuerraatéas transmissões live, na sua sala de visitas de massacres e violência. Estão cobertos os três temas, pelo Editorial. Claroquehámais: paraonossorequintado (!) público, muitaspequenasobservações resultarãoemnovascuriosidades e pesquisas. É o que queremos. Ocorre-nos um quarto tema, que não faz parte do corpodarevista,maséuma informaçãorecebidarecentemente:muitas escolasde jornalismoeoutras instituições estãocolecionandonossos exemplares emsuas bibliotecas e asmatérias têmservidode informaçãoe referência para trabalhosdemestrado, doutoradoepós-graduação. Pode-se querer mais? ***** * A cena da Verdade nua saindo do poço é esplendidamente representada pelo pintor Jean-Leon Gérôme (1896), acessível em https://www.facebook.com/ historiadaarteonline/posts/1063709914102476/ ** Por coincidência, estamos comemorando também o décimo aniversário da edição brasileira j. roberto whitaker penteado Editor

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