Revista da ESPM - 124

PANORAMA REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 124 | 2022 22 se fortalecem, a realidade se tornamais complexa. Questões que anteriormente podiam ser solucionadas localmente, ou unilateralmente, hoje necessitam de pensamento abrangente, inclusivo e multifacetado. Soluções de negócios, de comunicação, devem considerar esses vários níveis de interação e de complexidade. Transformar é, cada vezmais, umexercíciode cocriação e de liderança de times diversos. Nesse novo contexto, entendemos que se torna fundamental fomentar o sentimento genuíno da cidadania. Cidadãos autônomos, imbuídos de pensamento crítico, fluentesnasprincipais linguagenscontemporâneas— tecnologia, pensamentoquantitativoecientífico, autoconhecimento e resiliência — e criativos. Esses transformadores, inquietos, inusitados, são a cara da ESPMdo século XXI. Não por acaso, nesses transformadores do século XXI vemos refletidos os rostos de Rodolfo LimaMartensen, Assis Chateaubriand e de tantos outros que fizeram a história de excelência desta Escola. Mudar, progredir, evoluir, mas sem abandonar nossas raízes, diria o professor FranciscoGracioso já no início da década de 2000. Essa visão está alinhada comas competências necessárias ao século XXI. Esta expressão “competências do século XXI”, bastante utilizada atualmente, deveria, no mínimo, despertar curiosidadeno leitor, poisdenotauma tentativa de controle sobre uma realidade emmudança acelerada.Mal começamosaarranharopotencialdetransformação oferecido pela tecnologia da informação, não sabemos até onde a inteligência artificial poderá evoluir e pelomenos dois terços das profissões que existirão em 2030aindanãoexistem. Portanto, nesseambiente incerto e emebulição, podemosmesmo asseverar que conhecemos as competências necessárias ao século XXI? A resposta a essa pergunta é afirmativa; é possível, sim, elencar umconjuntodecompetênciasqueapresentammenor probabilidade de seremassimiladas pelasmáquinas. De forma ampla, podemser descritas como capacidades de relacionamento, raciocínio crítico e criação. As competências socioemocionais, especialmente, vêm crescendo rapidamente em importância no mercado de trabalho. O termo Inteligência Emocional, que Daniel Goleman tornou famoso na década de 1990, nunca esteve tão atual. Para Goleman, Inteligência Emocional abrange três aspectos fundamentais: (1) reconhecer, compreender e controlar as próprias emoções; (2) reconhecer, compreender e influenciar as emoções dos outros; e (3) moldar o próprio comportamento em função das próprias emoções e das dos outros. Nesta mesma obra, o autor afirma que autoconsciência é o pilar fundamental para o desenvolvimento de inteligência emocional, um fator que seria mais determinante à capacitação técnica para o sucesso de um profissional ao longo de sua carreira. NaESPM,nósdefinimoscomonossoobjetivonotrabalho comosestudanteso fortalecimentodopotencial transformadorque todosnóspossuímos, emmaioroumenorgrau. Para nós, o transformador é um indivíduo questionador, queprocuracaminhosnovos,àsvezesradicalmentenovos. Eleconheceasi próprioeacreditanoseuprojetoenosseus ideais. Possuiumpropósitoetambémoferramentalnecessárioparaver essepropósitoconcretizado: competências cognitivas, técnicas, humanas e comportamentais. Acreditamosquesejaesseocaminhoparaaspessoasse manteremsempreà frenteda tecnologiaedaondaavassaladorada InteligênciaArtificial. Certamente, não se trata de lutar contra o avanço tecnológico, ou se colocar àmargemdele. Essas opções não existem emummundo cada vez mais conectado e interdependente. Porém, redescobrindo o que nos torna únicos, como espécie e como indivíduos, podemos encontrar novos caminhos, percursos que valorizemas contribuições que cada umpode trazer. Asorganizações, inclusiveas jurídicas, precisam, cada vez mais, de pessoas motivadas, centradas e capazes de exercera liderançadeuma formasaudável parasimesmas eparaoambiente. Aspessoasestãoestressadas, cansadas edesmotivadas. Alémdocustohumano, as empresasperdembilhões de dólares como declínio emprodutividade causadopor tudo isso. Talvezoqueo século XXI mais preciseédepessoasquepossamfazer adiferença. Eoprojeto de aprendizagemda ESPM temcomo objetivo despertar a consciência transformadora dos estudantes. Fica claro, portanto, que o curso de Direito da ESPM tempor objetivodesenvolver competências que abarcam Nossos professores utilizam metodologias ativas de ensino, que colocamo aluno comoprotagonista do seupróprio aprendizado

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