Revista da ESPM - 124

“A vida imita a arte!” Basta abrir o catálogo de filmes e séries daNetflix para constatar que a frase deOscar Wilde é real em ummundo cada dia mais virtual! O que não falta é história de casos jurídicos para contar! A série Suits já está emsua sétima temporada contando os processos sempre bemresolvidos pela equipe do escritório de advocacia Pearson Hardman. Já How to Get Away with Murder está na sexta temporada apresentando casos de suspense criminal. Agora,mais uma série estábrilhando: Uma advogada extraordinária estreou na Netflix comsucesso absoluto de crítica e público ao retratar a vida de uma profissional com autismo por meio de narrativas sensíveis e divertidas com reviravoltas interessantes. Esse drama jurídico importado da Coreia fez tanto sucesso, que a segunda temporada da série já está confirmada para 2024. No mundo real, o Direito também é sucesso de público. Hoje, o Brasil é o país com maior número de faculdades de Direito no mundo, registrando mais de 1,5 mil cursos para formar bacharéis na área. Em 1995, o país tinha apenas 235 cursos, o que demonstra um crescimento superior a 500% em 20 anos. Infelizmente, neste caso, quantidade não é sinônimo de qualidade. “É bastante comum ouvir dos próprios profissionais do Direito que ‘os cursos de Direito pararamno tempo’, o que não nos impediu de alcançar mais de ummilhão de advogados no país neste ano de 2022. E o viés é de alta para os próximos anos. Este cenário contribui para um ambiente caótico, porque o mercado não consegue absorver tantos profissionais”, detalhaMarcelo Crespo, coordenador do novo curso de Direito da ESPM, que nesta edição especial da Revista da ESPM explica como a Escola mais inusitada do Brasil criou um curso de Direito com o seu DNA. A meta é formar advogados especializados não só em leis, mas tambémemnegócios, marketing, tecnologia e, principalmente, emdireito da sociedade conectada. Com a maior carga horária do Brasil — algo perto de 5,3mil horas —, o novo curso de DireitodaESPMcontacomumprogramaqueenvolvedesdeasmatériasdodireitoclássicoaté legislaçãodemídia epublicidade, direitosde imagem, propriedade intelectual, privacidade, legislação na inteligência artificial, internet das coisas, LGPDe todo o novo e amplo escopo que o digital vem trazendo e irá gerar no mercado. “O curso da ESPM representa o upgrade doDireito!Nãodámais parapensar que seufilhopode cursar uma faculdadedeDireitoque não ensina o que significa ter wallet de cripto ou comprar umNFT”, assegura uma dasmaiores referências emDireitoDigital nomundo, a advogadaPatriciaPeck, queocupaopostode embaixadoradonovo cursodeDireitodaESPM. “Vamos formar umsuperadvogado—como umsuper-herói —, umprofissional mais preparado para os desafios da sociedade digital, da sextaondada inovação, descritapeloeconomista JosephSchumpeter emsua teoriadaDestruiçãoCriativa. Estamosvivendoaondadasociedade smart, da inteligênciadigital, naqual o advogadoprecisa ser estrategista e entender denegócios.” E é assim, nos corredores e salas da principal escola de comunicação,marketing e negócios do país, que a vida segue imitando a arte “muitomais do que a arte imita a vida!”, como costumavaafirmarOscarWilde, autor do romance Oretrato deDorianGray, queem1895 foi condenado a dois anos de prisão por ser homossexual, antes de morrer, na pobreza, em 30 de novembro de 1900, na França. Certamente, a trajetória do escritor, poeta e dramaturgo irlandês dará umexcelente case de TCCpara alunos deDireitodaESPM! Equipe de redação Revista da ESPM INFORMAÇÕES: (11) 5085-4508 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Dalton Pastore Jr. – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Capa Criação: Alessandro Novo Foto: Johnny Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 e-mail: revista@espm.br Impressão Duograf Gráfica e Editora Ltda. Tel. (11) 3933.9100 Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

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