ENTREVISTA | JOSÉ EDUARDO CARDOZO REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 124 | 2022 40 emque virão a exercer as suas profissões. Pensam, em síntese, nos seus alunos como “objetos pedagógicos” que não passariam de ser um mero repositório reprodutivo das suas próprias opiniões, isto é, como “objetos pedagógicos” despossuídos de mentes criativas, e não como sujeitos interativos de uma relação pedagógica madura, plural e respeitosa. O projeto da ESPM nega essa formação tradicional que tanto desaconselho. Partindo da pluralidade pedagógica, permite o desenvolvimento crítico. Pressupondo a necessidade de adaptação do educador e do educando à realidade emque vivem, fornece uma grade curricular inovadora e atualizada. Tomei isso como um desafio. Sempre disse que “sou” professor, embora tenha “estado” no exercício de várias e diferentes funções ao longo da minha vida profissional e política. E para quem se considera educador, participar desse projeto desde o seu início é um sonho. Equivale a umcaminhar emdireção à sua própria utopia. Revista da ESPM — O senhor já conhecia a ESPM? Já tinha uma imagem anterior da faculdade? Cardozo — Sim. Além de ter tido alunos que fizeram cursos na ESPM e amigos que aqui lecionam, tive a oportunidade de acompanhar muito de perto a excelência das suas atividades educacionais. Meu pai Joel Mart ins Cardozo, recentemente falecido, foi professor de marketing na ESPM. Minha filha Mayra — hoje também professora de Direito — nela fez e completou o seu curso de Relações Internacionais, enquanto cursava a faculdade de Direito. Sempre fui um admirador da instituição e sempre pensava que era uma pena que na ESPMnão existisse um curso de Direito. Agora, aquele meu pensamento se tornou realidade e, para minha fel icidade, fui convidado para participar do corpo docente dessa nova faculdade. Revista da ESPM —Quais impressões a Escola lhe causou depois de sua visita ao campus? Cardozo — As melhores possíveis. Um campus moderno, arejado, bem equipado e que possibilita áreas de trabalhos e de convivência magníficas para alunos e professores. É um local adequado, em todos os aspectos, para a atividade de ensino. Revista da ESPM — Uma das premissas que guiou a ESPM na criação do curso é que temos hoje uma sociedade conectada, que faz tudo on-line. O Oindividualismo exacerbado, a especialização que perde adimensãodo global e a faltade aperfeiçoamentoprofissional são os grandes problemas demuitas bancas de advogados Odogmatismo comque ensinamoDireito faz comque amaior parte dos operadores assuma posturasmisoneístas e interpretações ultrapassadas SHUTTERSTOCK.COM
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1