Revista da ESPM - 124

REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 124 | 2022 44 SOCIEDADE AESPM é superlativa. Seu pioneirismo, iniciativas e realizações são exemplos de uma história crivada por momentos de liderança no mercado da comunicação brasileira, com foco inequívoco na formação, qualificação e capacitação profissional. As decisões empresariais tomadas nos últimos anos elevaram a influência da ESPM no cenário da educação nacional e demonstraram uma sintonia entre as demandas do mercado, os anseios dos candidatos a um curso superior e as lacunas existentes no universo das ofertas das instituições de ensino. O balcão de opções não era assim tão generoso e as propostas não se mostravam sequer contemporâneas, quiçá inovadoras. É nesse contexto que a ESPMassume sua postura de liderança, papel que nunca desprezou e que, muitas vezes, chamou para si, assumindo todas as responsabilidades. Ampliar seus pontos de contato com a sociedade brasileira por meio da expansão de unidades e cursos nunca foi apenas uma opção, porque nessas situações sempre há outro caminho a ser percorrido. No caso da ESPMnão há. Oprotagonismo assumido pela Escola foi a senha para uma jornada sem retorno, rumo à consolidação de ummodelo educacional próprio e singular. Natural que o ponto de partida seja a comunicação, afinal essa é a essência dos processos educacionais. Não há educação apartada da comunicação e toda a comunicação tem o condão de transmitir e ampliar conhecimentos. E essa é a gênese da ESPM. Aparentemente, não foi difícil identificar onde havia espaço para a Escola atuar. A carência e a estagnação de um mercado desnutrido de novidades, simplório nas propostas emíope sobre o futuro abriramum leque grandioso de opções em que o DNA da ESPM se alinha e pode contribuir de forma decisiva para amudança de paradigmas com um enfoque adequado às demandas da sociedade brasileira e internacional, fundamental em ummundo cada vez mais globalizado. O curso de Direito está inserido nesse lugar em que a ESPM se apresenta como opção, não única, mas definitiva, para selar a adoção de ummodelo diferenciado e relevante, capaz de estabelecer uma linha do tempo na formação de bacharéis de Direito no Brasil: o antes e o depois da ESPM. O Direito na próxima fase Ao estabelecer os pilares do curso de Direito, a ESPM combinou competências fragmentadas e apresentou para omercadoumtripé únicode excelência: o conteúdo clássico do Direito, o DNA da Escola (marketing, tecnologia e negócios) e a urgência doDireito ematuar emum mundo conectado. Essa alquimia, que agora concluída parece um tanto óbvia, é resultado da sensibilidade própria da ESPM, já colocada à prova por anos de execução de um projeto educacional exitoso, que se qualifica para a formação de profissionais interessados pelas carreiras jurídicas. A decisão da ESPMem introduzir o Direito no seu rol de cursos está muito além das análises mercadológicas e dos estudos de viabilidade econômica que antecedem a adesão de uma instituição de ensino a uma determinada disciplina. Ao construir o seu curso de Direito, a ESPM assume umcompromisso comas futuras gerações de bacharéis, ciosos de uma formação engajada coma realidade, uma postura defendida pelo americano Joe Patrice, jornalista, coapresentador do Thinking Like a Lawyer, que afirmou: “Nossas pesquisas sobre cursos continuam a fornecer um serviço inestimável ao reorientar a decisão da faculdade de Direito em torno das perspectivas financeiras e de carreira de um aluno no longo prazo, emoposição ao puro prestígio, mas definitivamente há resultados que exigemuma inspeçãomais detalhada”. É essa “inspeção mais detalhada” do mercado que precede a apresentação do Direito da ESPM. Isso é identificável quando se faz um tour pelas instalações da Escola que foram destinadas ao curso. Ali está uma concepção do espaço organizado para a formação de bacharéis do Direito com um propósito integrador e não alienante, semcomparativo nomercado brasileiro. O advogado americano KeithWetmore — que por 12 anos foi presidente e CEO da Morrison & Foerster, o 42° maior escritório do mundo, com receita na ordem AESPMcombinou competências emum tripé de excelência: conteúdo clássico, o DNAdaEscola e aurgênciadoDireito ematuar emummundo conectado

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