Capas .indd
Danone 107 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M gerouna companhia ações necessárias para que eles fossem incorporados no dia-a-dia dos profissionais. Atual- mente, todas as ações da companhia estão ligadas ao DNA. O trabalho de gerenciamento, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento é focado nos genes DNA Danone, nas competências gerenciais do Grupo Danone e nas competências funcio- nais específicas para cada cargo. A área de RH contribui ativamente para a estratégia da empresa, desde a elaboração de seu planejamento, com a participação da Diretoria de RH no Comitê de Direção. É este Comitê que decide as metas e prio- ridades da Danone Brasil, a partir das diretrizes da Direção Geral do Grupo Danone. Umavezestabelecidasasdiretrizespara aDanone Brasil, inicia-se o processo de cascatear objetivos, liderado por RH. Nessemomento as estratégias definidas noComitêdeDireçãosãodivididasentre suas áreas responsáveis e cascatear em forma de objetivos por todos os colabo- radores. Dessa forma, assegura-se que cada área seja avaliada por objetivos similares e que estejam todos sob o mesmo foco. É nesse momento que o DNA é ligado diretamente ao negócio. Cada objetivo está diretamente correla- cionado com liderança, excelência na execução, inovação ou ambição – os genes do DNA. Para garantir a proximidade da área de Recursos Humanos a todos os de- partamentos e pessoas da Companhia e assegurar que ao longo do ano os objetivos estejam sendo trabalhados, a Danone adotou uma estrutura que se concentra emduas áreas principais: a área de Business Partner e a área de Planejamento e Inovação. A área de Business Partner é respon- sável pelo atendimento direto de cada departamento por RH. A área é dividida por três gerentes generalistas que atendem às seguintes áreas: v CONSUMIDOR E CLIENTE (MARKETING, VENDAS E SUPPLY CHAIN) v INDUSTRIAL (FÁBRICAS E ENGENHARIA) v PESQUISA & DESENVOLVI- MENTO, QUALIDADE, COM- PRAS E ÁREAS SUPORTE (FINANÇAS, RH E IT) Ao cascatear os objetivos, essa área garante o alinhamento para todos os níveis dentro de cada uma de suas áreas de atendimento, alémde aplicar e customizar todos os processos de RH naquelas. A área de Planejamento e Inovação tem a função de desenvolver pro- gramas e processos, coordenar a sua aplicação e focar na melhoria dos produtos de RH para atender a necessidade corporativa da Danone Brasil. Essa área é coordenada por um gerente de desenvolvimento organizacional e conta com uma equipe de 3 gerentes. Essa estrutura demonstra que o con- ceito de Gestão de Pessoas da Danone é atender às áreas clientes, da melhor forma, a fim de fazer com que tragam os melhores resultados para a organi- zação. É uma estrutura que favorece o negócio, uma vez que cada Business Partner tem um conhecimento não só deRH,mas tambémdonegócioe,mais especificamente, de cada área cliente e de como elas impactam o negócio. O recrutamento e seleção, por exem- plo, tem o foco no porcentual de profissionais chamados de potenciais (aqueles que demonstram não só capacidade de assumir níveis supe- riores, mas, também, de contribuir e criar possibilidades para o futuro da companhia, os futuros líderes), que a empresa precisa para garantir que daqui a dois ou três anos, esses profis- sionais contratados possam assumir posições acima, buscando, assim, uma maior efetividade na contratação e uma diminuição no turn over . O Grupo Danone é uma empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos lácteos frescos e vice-líder em águas. Desde o início de sua história, tem como missão oferecer produtos saudáveis e que promovam bem-estar. Ð
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx