Capas .indd
110 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 Leit ura RECOMENDADA PHILIP KOTLER MARKETING NO SETOR PÚ- BLICO – UM GUIA PARA UM DESEMPENHO MAIS EFICAZ Editora Bookman São Paulo – 2007 288 p. – R$ 52,00 A obra visa ajudar os atuais e futuros gestores do setor público e suas equipes a desvendar a relação entre as necessidades do cidadão e a melhoria de desempenho das agências públicas. A meta é selecionar ações e obje- tivos que sirvam, de fato, para o bem comum e que dêem subsídios para aumentar o nível de bem-estar para o maior número de pes- soas possível. Kotler destaca que toda a sociedade neces- sita de um setor público com três funções essenciais. A mais importante é definir os princípios operacionais da sociedade; a segunda é realizar os serviços públicos que são imprescindíveis aos interesses dos cidadãos e a terceira é fornecer os serviços públicos necessários. Philip Kotler, conhecido dos profissionais de marketing e administração, é reconhecido como um dos maiores pensadores mundiais emmatéria de marketing. Recebeu honrarias oficiais de muitas universidades e é autor de 35 obras, inclusive Marketing Manage- ment , o livro de marketing mais utilizado nas faculdades do setor, em todo o mundo. ORGANIZADORA: CARMEM MIGUELES ANTROPOLOGIA DO CON- SUMO – CASOS BRASILEIROS Editora FGV Rio de Janeiro – 2007 204 p. – R$ 27,00 A proposta desta obra de pesquisa é com- preender como mecanismos aparentemente não relacionados com o mercado (enten- dido como um local físico ou virtual, onde relações de compra/venda e troca ocorrem) tais como: afeto, construção de laços sociais, formas de sociabilidade, amizade e amor estruturam a demanda por bens e serviços e movimentam a economia. Os textos apresentados ajudam a perceber como a antropologia auxilia na compreen- são de toda a sociabilidade contemporânea. O estudo dos processos de consumo abre possibilidades para lançar novos olhares sobre a motivação do homem no trabalho, os significados que cria para a sua vida, a forma como percebe as ameaças, sua fragi- lidade no caos urbano, o modo como busca inserção social, reconhecimento, prestígio, e até mesmo como se manifesta politicamente por meio de atos de compra. Carmen Migueles é doutora em sociologia das organizações, mestre em antropologia pela Universidade Sophia (Tóquio, Japão) e historiadora pela PUC-RS. É consultora de empresas, professora da Fundação Dom Cabral e autora de vários artigos e livros. FRANCISCO GOMES DE MATOS ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL Editora Saraiva São Paulo – 2008 168 p. – R$ 35,00 “A corrupção pensou destruir a Ética, mas não contava com a rebelião das consciên- cias”, escreve, neste seu novo livro, em tom metafórico, o consultor Francisco Gomes de Matos. O livro tem, como diferencial, oferecer um modelo de aplicação dos conceitos éticos às organizações. Em geral, a literatura existente, ao enfatizar a teoria, mostra-se hábil em traçar o caminho, mas não cuida de fornecer o mapa e as ferramentas para o caminhante. Esta obra busca proporcionar fundamentos, modelos e ferramental para gestão da ética. Segundo Gomes de Matos, é essencial desenvolver um modelo de ética na gestão, através do diagnóstico e da visão e ações estratégicas, cujos fundamentos são a cultura renovada, a liderança integrada e a estratégia consensual. O autor é administrador, consultor de empresas, professor, e autor de 31 livros de administração e negócios com várias edições. Participa de vários conselhos, en- tre os quais o da PUC-RJ e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É membro- diretor da Academia Brasileira de Ciência da Administração.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx