Capas .indd
111 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M DUDA PINHEIRO/JOSÉ GULLO COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Editora Atlas São Paulo – 2008 214 p. – R$ 40,00 O livro aborda as principais condutas que uma empresa adota para ter sucesso na gestão de seus produtos, mercados e os negócios. Destaca a forma como se estrutura o critério de entendimento e o estudo da questão do ciclo de mercado e de consumo, base do sucesso de um produto – desde a concepção até a sua transferência do fabricante aos canais de revenda e ao consumidor. O texto enfatiza a importância dos conceitos estudados aos profissionais que desejam im- plementar uma administração com base na gestão de comunicação integrada de market- ing, formulando estratégias que levem suas empresas à satisfação total dos clientes. A obra pode ser referência para disciplinas ligadas à comunicação de marketing em cursos de Comunicação Social, Marketing e Administração. Duda Pinheiro é mestre em Comunicação e Letras, pós-graduado em Marketing e atua como professor na ESPM, na Universidade Metodista, e Faculdades de Belas Artes, entre outras instituições de ensino superior. É sócio-Diretor da Pinheiro Assessoria e Serviços. José Gullo é formado emAdminis- tração de Empresas pela FEA-USP, professor de Marketing e consultor de Planejamento Estratégico. J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO CARTAS A UM JOVEM INDECISO – QUE PROFISSÃO ESCOLHER? Editora Campus-Elsevier Rio de Janeiro – 2007 200 p. – R$ 33,00 O que você vai ser quando crescer ? Quem nunca ouviu esta pergunta quando criança? A sociedade brasileira sempre impôs e ainda im- põe uma grande cobrança aos jovens, quando completam 18 anos, quanto à escolha de uma profissão, embora se deparemcomdezenas de opções. Será mesmo preciso escolher apenas uma - e para a vida inteira? Cartas a um Jovem Indeciso traz orientações e perspectivas para quem ainda não sabe o que escolher como profissão e que, ao mesmo tempo, deseja alcançar, com suas escolhas, o sucesso e a felicidade. Através de relato autobiográfico, a autor oferece sugestões úteis sobre como encarar a questão de “ganhar dinheiro”; como lidar compossíveis talentos e vocações artísticas; as diferenças entre profissões e hobbies; auxílio para saber se deve seguir ou não as profissões paternas (e maternas); quais são hoje, e quais serão no futuro, todas as áreas das atividades e do conhecimento humanos; uma relação abrangente de todas as profissões exercidas no Brasil, assimcomo uma lista de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação disponíveis e, finalmente, indicações para encontrar – na internet – alguns bons questionários e testes para a orientação vocacional. A série Cartas a um Jovem, da Editora Campus- Elsevier, conta com diversos títulos, escritos por ícones em suas profissões, como Fernando Henrique Cardoso, Francisco Müssnich, Ro- berto Duailibi, Alexandre Herchcovitch, Con- tardo Calligaris, Adib Jatene, Marcelo Gleiser e Bernardinho, entre outros. A par de ter vivenciado muitas experiências profissionais, o autor é diretor de assuntos corporativos e culturais da ESPM e editor desta Revista. ORGANIZADORES: ROBERTO BERNARDES/ TALES ANDREASSI INOVAÇÃO EM SERVIÇOS IN- TENSIVOS EM CONHECIMENTO Editora Saraiva São Paulo – 2008 542 p. – R$ 105,00 Nos últimos dez anos, vem-se consolidando, no Brasil, a percepção de uma nova agenda no campo científico, estimulada pela imple- mentação de pesquisas econômicas sobre o tema da inovação. Mais recentemente, o setor de serviços tem despertado grande interesse não somente por sua função geradora de emprego e renda, mas também pela importância no fomento do progresso técnico e na criação da riqueza social. A formação de uma economia de serviços e a sua importância na produção do conheci- mento tem sido crucial para a emergência das economias baseadas em conhecimento e no aprendizado, além de constituir-se em importante “dínamo integrador” para as economias cêntricas avançadas, mas também para países emergentes. Esta obra reúne alguns dos principais espe- cialistas nacionais e internacionais na área. O projeto foi elaborado como um esforço de conjugação original pela abordagem analítica multidimensional, tendo como eixo vetorial o tema da inovação no setor de serviços. A obra apresenta um pano- rama geral e moderno do setor de serviços no Brasil e no Mundo, seus desafios me- todológicos métricos e conceituais, além exemplos de trabalhos de estudiosos no assunto e suas aplicações práticas em diversos setores. Ð
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx