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28 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 Liderança como fator competitivo U m dos temas mais discutidos desde sempre trata da ação.... ou será da pos- tura...ou será do conhecimento... ou quem sabe da habilidade... ou talvez e mais provável, da sabedoria, que faz de uma pessoa um modelo a ser seguido, alguémqueinfluenciaedirecionaoutras pessoas rumo a um objetivo: a capaci- dade de liderar. Esse desafio se faz presente nomundo globalizado em que vivemos, onde uma sociedade multicultural se es- palha e invade as empresas que, por sua vez, expandem-se fora dos limites do país e trazem mais para perto as oportunidades de liderar projetos globais, com pessoas distribuídas por distantes países, conectadas pela tec- nologia, nem sempre presentes, nem presenteadas com o olhar de alguém que direciona e interage. Assim, nosnossos tempos, liderar ganha maior importância, seja pela intensa concorrência, seja pela distância física, seja pela complexidade das interações e projetos. No entanto, a base, a essên- cia do que significa liderar permanece inalterada, ou seja, independentemente de comandar poucas pessoas em um mesmo ambiente, ou disseminadas pelo globo, o desafio é o de conduzir as pessoas a um ponto focal, gerador de resultados gratificantes à empresa e aos envolvidos. Sendo assim, o primeiro aspecto a se destacar no trabalho da liderança é a definiçãodeumfoco, nãoumresultado numérico, frioedistante, pressionador e quantitativo, mas sim uma causa, algo que faça sentido para as pessoas que se predispõem a segui-la, algo que emo- cione emotive. Essa causa, esse sentido maior, pelo qual vale a pena qualquer esforço, dedicação e comprometi- mento, estabelece conexões entre líder e liderados, que vão além da distância física,umavezqueconferemsignificado inclusiveàprópriadistância, casoocorra em consonância com a própria causa. Ou seja, umavezquea separaçãoentre as pessoas seja condição para a própria causa, é entendida, aceita e valorizada, COMO FATOR COMPETITIVO “Desenvolver a liderança é conseguir ajudar as pessoas a crescerem. Se eu conseguir ajudar cada indivíduo a crescer, poderei dizer que faço parte de uma empresa voltada para o crescimento.” James McNerney, chairman do Conselho e CEO da 3M. LIDERANÇA
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