Capas .indd

Q Edi torial EXPEDIENTE C ONSELHO EDITORIAL Francisco Gracioso – Presidente Alex Periscinoto Alexandre Gracioso J. Roberto Whitaker Penteado E DITOR J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 e-mail: jrwp@espm.br C OORDENAÇÃO E DITORIAL Lúcia Maria de Souza E DITORA DE A RTE Miriam Duenhas C APA Adriana Sayuri Akatuka/Edson Konioshi I MAGENS NÃO CREDITADAS ● Arttoday ● Keystone R EVISÃO Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R EDAÇÃO Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 – Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646. SITE: WWW.ESPM.BR I MPRESSÃO Editora Referência Rua François Coty, 228 – CEP 01524-030 Tel.: (11) 6165-0766 – Fax: (11) 272-6921 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D ISTRIBUIDOR E XCLUSIVO Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R EVISTA DA ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentarem ma- térias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. D IRETORIA E XECUTIVA DA ESPM Luiz Celso de Piratininga Figueiredo - Presidente ● Alexandre Gracioso ● Emmanuel Publio Dias ● Humberto de Campos ● J. Roberto Whitaker Penteado I NSTITUIÇÃO M ANTENEDORA C ONSELHO D ELIBERATIVO Armando Ferrentini – Presidente ● Alex Periscinoto ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● Décio Clemente ● GeraldoAlonsoFilho ● HiranCastelloBran- co ● JoãoDeSimoniSoderiniFerracciù ● LuizMarcelo Dias Sales ● Nelson Ortega ● Ricardo Fischer C ONSELHO F ISCAL Títulares - José Francisco Queiroz - Presidente ● Luiz Fernando Furquim ● Roberto Duailibi Suplentes - Petrônio Corrêa ● Waltely Longo A SSOCIADOS Alex Periscinoto ● Altino João de Barros ● Álvaro Novaes ● Antonio Jacinto Matias ● Armando Fer- rentini ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● Décio Clemente ● Francisco Gracioso ● Geraldo AlonsoFilho ● HiranCastelloBranco ● JaymeSirotsky ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● João Roberto Marinho ● João Vinicius Prianti ● José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ● José Francisco Queiroz ● José HeitorAttilioGracioso ● LuizCarlosBrandãoCavalcanti Jr. ● LuizFernandoFurquim ● LuizMarceloDiasSales ● Marcello Serpa ● Nelson Ortega ● Octávio Florisbal ● Orlando Marques ● Percival Caropreso ● Petrônio Corrêa ● Ricardo Fischer ● Roberto Civita ● Roberto Duailibi ● Roberto Martensen ● Saïd Farhat ● Sérgio Reis ● Waltely Longo ual é o segredo das equipes vencedoras? Elas estão em toda parte, no esporte ou na guerra, na diplomacia e nas religiões, na política e na vida empresarial. São diferentes emcada caso, mas, emsua essência, todas sãomeritocracias dirigidas por lideranças carismáticas, que conseguem atrair, desenvolver e motivar as melhores pessoas ao seu alcance. Foi exatamente desta maneira que Luca di Montezemolo, diretor da Ferrari, descreveu a sua escuderia em entrevista recente à televisão italiana. Explicando porque a Ferrari está sempre no topo da Fórmula 1, enquanto as outras escuderias sobem e descem, Montezemolo atribuiu o sucesso a duas razões: a paixão quase mística herdada do lendário comendador Enzo Ferrari e a estrutura empresarial da Ferrari que atrai, motiva e premia os melhores engenheiros, técnicos e pilotos que pode encontrar. Chega a ser irônico que, nesta época de revolução tecnológica falemos de antigas/tradicionais qualidades humanas, como paixão, carisma e motivação para explicar o sucesso das empresas. Na verdade, quanto mais avança a tecnolo- gia mais são as pessoas que fazem a diferença. A AmBev, maior empresa privada brasileira de produtos de consumo, expressa essa preocupação quando diz – em sua declaração de missão e valores: “Devemos atrair gente melhor do que nós, que nos empurre ao invés de ser empurrada”. Nas páginas que se seguem – com artigos, entrevistas e debates com pessoas que também fazem diferença – o leitor encontrará outros exemplos do uso do fator humano como vantagem competitiva. Boa leitura! Francisco Gracioso “O EXEMPLO NÃO É A MELHOR MANEIRA DE INFLUENCIAR OS OUTROS; É A ÚNICA”. Albert Schweitzer

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx