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37 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Mirela Tavares Bernardes. Para isso foi criado um fórum de carreira global, realizado uma vez por semestre, para discutir as competências, habilidades e perspectivas para o profissional global. “Já fizemos dois”, diz Bernardes, lembrando ter alunos na Procter&Gamble, na Holanda, alunos no Citi- bank, nos Estados Unidos, entre outros. Sobre a importância dos parcei- ros, ele acrescenta que a Aiesec Internacional sediada na Holan- da encaminha para várias partes do mundo as oportunidades de emprego que as grandes organi- zações oferecem. “No Brasil, temos várias agências da Aiesec e a quarta será a nossa”, diz Bernardes, que ainda comenta sobre outro caminho em busca de vagas internacionais. “Vamos prospectar também com as em- presas nacionais que estão fora, como Embraer, e com as multi- nacionais presentes no resto do mundo”, diz ele, salientando que todo processo ainda está em fase embrionária. “Mas que em 2008 essas ações começarão a ser vistas”, garante. PALAVRA DE QUEM CONTRATA Se para os alunos o Cintegra fa- cilita e agiliza todo o processo de estágio para as empresas in- teressadas não é diferente. “É um ganha-ganha, pois as empresas também têm oportunidade de se mostrar e ainda fazer proces- sos seletivos durante algumas atividades do Cintegra”, afirma MIRELA TAVARES Editora da Revista Propaganda Luiz Biagioni, consultor de RH da Volkswagen Caminhões. Para ele, eventos como Encontro Empresarial e Café com RH pro- movidos pelo Cintegra ajudam a estreitar os laços entre empresa/ faculdade e criar oportunidades reais para os alunos. “Nós mesmos temos alunos que estagiam conosco e outros que já foram até aprovei- tados pela empresa”, diz Biagioni, acrescentando que não faz parce- rias com muitas universidades. “Na ESPM temos a vantagem de ter um contato muito próximo e dos processos serem realmente ágeis”, diz ele, que completa: “O Cintegra realmente facilita tudo, não é ape- nas divulgação de oportunidades de estágios”. A mesma opinião é compartilhada por Diogo Oishi, analista de Recur- sos Humanos da Colgate/Palmolive. “O Cintegra intermedeia a nossa re- lação com os alunos, o que dá mais agilidade a todo processo”, diz ele, lembrando: “Tempo é dinheiro, en- tão quando se fala de agilidade com certeza estamos falando de redução de custo.” Oishi exemplifica que muitas vezes a empresa precisa de um estagiário com urgência e o Cintegra sempre conseguiu a liberação dos contratos nos prazos determinados. Mesmo sem dar números, Oishi afirma ainda que muitos estagiários encaminhados pelo Cintegra hoje fazem parte do quadro de colaboradores da Col- gate/Palmolive. “E continuamos a buscar novos talentos”, conclui. O Cintegra ainda promove o evento mensal Café da Manhã com o RH, que está indo para o sétimo encontro. Nesse caso, são os profissionais do setor que vão à ESPM para falar sobre diversos temas de emprego. ES PM
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