Capas .indd
ENTREVISTA MARCELO WILLIAMS A UNILEVER É UMA EMPRESA DESEJADA pag. 8 UM CONSELHO DE AMIGO ÀS EMPRESAS: OLHEM O PRÓPRIO RABO FRANCISCO GRACIOSO pag. 22 O autor recomenda às empresas que apliquem elas próprias os critérios que utilizam na seleção de trainees, com ênfase especial na obtenção da unidade através da diversidade; na missão da empresa que deve oferecer ao jovem uma causa digna de ser desposada; e na criação de uma estrutura funcional que estimule o debate franco e o livre trânsito de idéias. LIDERANÇA COMO FATOR COMPETITIVO FÁTIMA MOTTA pag. 28 No artigo destacam-se quatro fatores que diferenciam os líderes que entendem a importância das pessoas e reconhecem seu verdadeiro papel como participante do desenvolvimento humano: definição do foco, entusiasmo, desenvolvimento das pessoas e comunicação. LAPIDADOS PARA O MERCADO MIRELA TAVARES pag. 32 EDUCAÇÃO PARA A VIDA OU FORMAÇÃO PARA O TRABALHO? CÉLIA MARCONDES FERRAZ pag. 38 Discute o esforço das empresas e a educação proporcionada pelas instituições de ensino oficial para atender às demandas da sociedade.. ENTREVISTA MAX GEHRINGER pag. 44 GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR COMPETITIVO EDUARDO NAJJAR pag. 50 Na defesa da importância da eficaz atuação das pessoas nas empresas, o artigo apresenta um histórico do movimento das relações humanas nas corporações, desde seus primórdios, e indica a realidade atual das áreas de Recursos Humanos nas empresas. TIPOS PSICOLÓGICOS E ESTILOS DE COMUNICAÇÃO PERICLES PINHEIRO MACHADO JR. ADRIANA FELLIPELLI PAG. 56 Diferenças entre estilos de comunicação são exploradas neste artigo à luz da teoria dos tipos psicológicos de C. G. Jung e do instrumento Myers-Briggs Type Indicator®, com exemplos que ilustram o uso criativo da tipologia em contextos inter- pessoais. Ín dice
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx