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7 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Car tas TANTO PRAZER Há muito tempo não leio – INTEI- RA e COM TANTO PRAZER – uma revista como a nossa Revista da ESPM , permita-me a propriedade, pelo lado da fruição e dos anos de ESPM. Não há o que retocar. Melhor, desandaria. Abraço, LUIZ ESTEVAM LOPES GONÇALVES R. Ao ilustre leitor – ex-professor da ESPM/Rio, pesquisador e in- telectual – só podemos apresentar o nosso sincero agradecimento – e manifestar o desejo de que haja mais consumidores assim satisfei- tos com o nosso produto. PECADO Tenho a ESPM em alta conside- ração, mas – lendo a Revista de março/abril 2007 – fiquei decep- cionado. Na reportagem “Consu- mir é pecado?” foi apresentada uma mesa-redonda para falar so- bre pecado e não havia nenhuma autoridade sobre o assunto. Con- sultando um dicionário, encontrei as seguintes definições para pe- cado: (lat peccatu) 1. Transgressão de lei ou preceito religioso. 2. Transgressão de qualquer preceito ou regra. 3. Demônio, tentador. 4. Culpa, defeito, falta, vício. 5. Mulher tentadora. P. de omissão: aquele que se comete quando se deixa de fazer o que estava pre- ceituado. P. habitual: aquele que continuamente nos macula a cons- ciência até ser perdoado. P. mor- tal: o que mata espiritualmente o homem; ofensa grave à lei de Deus, por livre e espontânea vontade. P. original: a) a primeira falta cometi- da por Adão e Eva no paraíso; b) o estado de degradação em que são concebidos os descendentes de Adão, em conseqüência daquela sua primeira falta, e que, segundo a Igreja, só pode ser regenerado pelo batismo. (...) Ora, não vejo nos membros que participaram da reportagem a devida autoridade para tratar do tema. Atenciosamente, ARTHUR MAS ENGENHEIRO E ADMINISTRADOR POR E-MAIL R. Prezado Sr. Mas. Esperamos que a sua decepção não diminua a sua consideração pela ESPM, nem o exclua do nosso quadro de leitores, já que seria uma grande perda deixarmos de contar com o seu interesse e a sua atenção. Com todo respeito à sua crítica – certamente procedente, caso estivéssemos abordando um tema religioso (que foi um dos assun- tos da nossa edição de janeiro- fevereiro 2007, Espiritualidade nas Empresas) – a edição a que se refere tratava de Persuasão, Comportamento e Consumo e a mesa-redonda reuniu especialis- tas sobre tais questões. A palavra “pecado”, no título da matéria, foi uma metáfora jornalística, que utilizou o termo nas acepções números 2 e 4 do verbete que nos mandou – e certamente não no seu sentido religioso. Espero que nos perdoe a aparente falha – ou pecadilho. BRASIL MULTINACIONAL Gostei imensamente das matérias de sua edição sobre Brasil Mul- tinacional (setembro-outubro 2007). Numa época em que lemos e ouvimos tanta coisa negativa em relação ao nosso país, é es- timulante saber que há pessoas e instituições que se destacam globalmente. Foi interessante para mim, também, ver como a Revista da ESPM se antecipou ao famoso The Economist, que tratou quase exatamente do mesmo assunto em janeiro de 2008! LUIZ FERNANDO MARQUES MAIA SÃO PAULO R. Agradecemos os cumprimentos do leitor. Na revista mencionada, tratamos também das ações de empresas brasileiras no cenário internacional, em contraposição aos países do grupo BRIC – que foi o tema da reportagem da apre- ciada revista inglesa, em janeiro deste ano.
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