Capas .indd

75 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Andrea Sebben ANDREA SEBBEN Psicóloga com formação na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e na PUCRS (Porto Alegre); membro da Interna- tional Association for Cross-Cultural Psy- chology e do Educational Advisory Council of American Fields Service International, Washington, DC. www.andreasebben.com.br ES PM comunicação local ou inter-regional; fortalecimento da imagem e confiança no mercado local e internacional; diminuição de problemas entre as comunidades culturalmente diversas e entre familiares acompanhantes. Muitas empresas no exterior já estão fa- miliarizadas com esses conhecimentos. No Brasil a necessidade já se faz pre- sente, e, seguramente, temos potencial paraproduzirmudançasemelhoriasem nossasestratégias.Creioquepoderemos protagonizar o cenário mundial tão logo aprendamos a nãomais trair nosso legado cultural, a não renunciarmos às inovações presentes e demonstrarmos curiosidadeecriatividadeparaorganizar um futuro melhor. 1. Global Survey, 2007. ERC. 2. Há empresas especializadas na mudança, busca de casas, apartamentos, escolas para os filhos, enfim, toda a logística necessária quando se chega ao país hospedeiro. Da mesma forma, muitas dessas empresas se ocupam também de questões legais, como requisição de vistos, documentação etc. NOTAS

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx