Capas .indd
75 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Andrea Sebben ANDREA SEBBEN Psicóloga com formação na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e na PUCRS (Porto Alegre); membro da Interna- tional Association for Cross-Cultural Psy- chology e do Educational Advisory Council of American Fields Service International, Washington, DC. www.andreasebben.com.br ES PM comunicação local ou inter-regional; fortalecimento da imagem e confiança no mercado local e internacional; diminuição de problemas entre as comunidades culturalmente diversas e entre familiares acompanhantes. Muitas empresas no exterior já estão fa- miliarizadas com esses conhecimentos. No Brasil a necessidade já se faz pre- sente, e, seguramente, temos potencial paraproduzirmudançasemelhoriasem nossasestratégias.Creioquepoderemos protagonizar o cenário mundial tão logo aprendamos a nãomais trair nosso legado cultural, a não renunciarmos às inovações presentes e demonstrarmos curiosidadeecriatividadeparaorganizar um futuro melhor. 1. Global Survey, 2007. ERC. 2. Há empresas especializadas na mudança, busca de casas, apartamentos, escolas para os filhos, enfim, toda a logística necessária quando se chega ao país hospedeiro. Da mesma forma, muitas dessas empresas se ocupam também de questões legais, como requisição de vistos, documentação etc. NOTAS
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx