Capa3.indd
Entrevista 10 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 GRACIOSO –Lembro-medotempoem que a Nestlé cabia inteirinha, naquele pequenoprédiodaRuadaConsolação. Você chegou a trabalhar lá? IVAN – Sim. GRACIOSO – Pois é, quando o Ballarin o construiu, imaginou que seria a solução. IVAN – É incrível! Temos fotos de quando mudamos aqui para a Ber- rini, há 12 anos. Só existia o Word Trade Center e a Nestlé! E temos de acompanhar esse crescimento. Hoje, o Brasil é o segundo país, para nós, em volume mundial – primeiro Estados Unidos. Em faturamento, no ano pas- sado, ultrapassamos a Grã-Bretanha e, esse ano, já encostamos na França – estamos em quarto lugar. Temos aqui 1.050 pessoas. Concentrei todo o grupo: sorvetes, água mineral, ál- cool, Purina, Nestlé, todo o escritório central da operação Nestlé no Brasil, Nespresso, chocolates. O edifício tem uma boa infra-estrutura: temos um anfiteatro excelente, um andar de fitness para o pessoal, e estão todos muito contentes. GRACIOSO –Outro dia, conversando com o novo presidente da Unilever, ele disse que o Brasil é o terceiro mercado da Unilever, com Estados Unidos e Inglaterra na frente. Acho que o futuro chegou e nós ainda não percebemos. Há coisas acontecendo no Brasil, realmente impressionantes, em todos os sentidos. IVAN – Há um lado positivo que é a dinâmica do mercado – um mer- cado em crescimento leva-nos a mudanças. Costumo dizer que, na gestão brasileira, quem não levar o tempo em consideração é um forte candidato ao fracasso. Talvez eu seja o presidente daNestlé que tenhamais autonomia do Grupo justamente pela velocidade com que as decisões têm de ser tomadas. Costumo dizer que a Nestlé é “uma multinacional de sabor local”, não podemos perder isso de vista por nada. GRACIOSO – Nossa conversa tem a ver com o futuro. Vamos tratar, na Revista do tema “Onde é que esta- mos, onde vamos parar”, o dilema das empresas que não têm outra solução a não ser crescer continua- mente. Isto está provocando con- 98% “NÓS TEMOS DE PENETRAÇÃO NOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS.” “O MERCADO DE LEITE EM PÓ CONTINUA SENDO MUITO IMPORTANTE NO BRASIL.”
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx