Capa3.indd

103 JULHO / AGOSTO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Ð GILBERTO DE ABREU SODRÉ CARVALHO A ORGANIZAÇÃO ANDRÓIDE Editora FGV São Paulo – 2008 108 p. – R$ 23,00 Para o autor, a organização andróide é a que reproduz, no plano do coletivo, o ser humano individual. De interesse e utilidade para gestores e consultores, o livro descreve as organizações andróides em comparação com as organizações-dinossauro do século XIX e XX, que – tristemente – ainda existem. O modelo da organização andróide exem- plifica o que as empresas devem fazer hoje para se tornarem darwinianamente fortes na atual economia da criatividade, como organizações que processam a cognição ambiental em respostas de adaptação e superação. São investigadas as diferenças entre a organi- zação-dinossauro, a dino, e a organização andróide, a andro. Descreve a evolução histórica de um modelo para o outro. O autor sugere um projeto de modelagem da andro, o qual não exclui outros que pos- sam ser desenvolvidos. Ou, de forma mais direta, o livro procura identificar e explicar os elementos estruturais e processuais de que as organizações se devem dotar para terem sucesso hoje. Gilberto de Abreu Sodré Carvalho é autor de diversos livros, consultor e professor de pós- graduação. Direito (UERJ) e administração (Ebape/FGV). Mestre em Direito Econômico no Mackenzie. ALFREDO BERTINI ECONOMIA DA CULTURA - A INDÚSTRIA DO ENTRETENI- MENTO E O AUDIOVISUAL NO BRASIL Editora Saraiva São Paulo – 2008 240 p. – R$ 49,00 O livro pretende demonstrar a importância da cultura nos fluxos produtivos da econo- mia diante da globalização. Abordando temas como a indústria do entretenimento, a economia do turismo e a economia do esporte, apresenta os entraves e avanços conquistados ao longo do tempo nesses segmentos. Enfoca, ainda, o mercado do au- diovisual no Brasil, em especial, o mercado de cinema, de TV e de publicidade. O autor, Alfredo Bertini é produtor audio- visual, com larga experiência profissional em empresas públicas e privadas. É graduado e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Economia do Trabalho pela OIT/Cepal/Pre- alc, de Santiago (Chile). Foi Secretário de Turismo e Esportes da Prefeitura da Cidade do Recife (PE) e atuou, ainda, como professor de Economia, pesquisador e consultor nas áreas de Economia, Finanças, Administração e Marketing. Foi criador do Cine PE – Festival do Audiovisual, de Recife. ORGANIZADOR: JÚLIO CÉSAR TAVARES MOREIRA SERVIÇOS DE MARKETING – UM DIFERENCIAL COMPETITIVO Editora Saraiva São Paulo – 2008 272 p. – R$ 48,00 Abordando diferentes aspectos que en- volvem o marketing, o livro percorre a teoria dos serviços de marketing, ilustrando-a com experiências práticas e resultados. Seus autores possuem vivências profissionais e acadêmicas, o que os qualifica para apre- sentar uma visão dos serviços de marketing que abrangem toda a cadeia, demonstrando como os serviços aos clientes podem ser um diferencial no desenvolvimento do negócio em diversas áreas. Júlio César Tavares de Oliveira é doutor e mestre pela PUC, professor de graduação da ESPM e da PUC-SP e de pós-graduação da FAAP e da FEI.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx