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104 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 Leit RECOMENDADA ES PM FRANCISCO GRACIOSO AS NOVAS ARENAS DA COMU- NICAÇÃO COM O MERCADO Editora Atlas São Paulo – 2008 190 p. – R$ 35,00 Este é o primeiro livro brasileiro e um dos poucos em todo o mundo que aborda o tema das novas arenas da comunicação com o mercado. Mas o fenômeno da multiplicação dessas arenas já é um velho conhecido das grandes empresas que devem manter contato permanente comos seus mercados.Até há dez ou quinze anos, essa comunicação dependia quase exclusivamente da propaganda que era com toda razão chamada de rainha das batalhas do marketing. Hoje, a propaganda continua forte e imbatí- vel, quando se trata da competição entre as marcas, pois nada iguala a propaganda como força criadora ou transformadora de atitudes mentais. No entanto, para introduzir novos conceitos de vida em novos produtos e serviços, as empresas contamhoje comopoder comunicador do espetáculo, em todas as suas formas _ megashows, espetáculos esportivos, desfiles de moda, grandes feiras e eventos e o novo universo digital, para não falarmos das grandes catedrais do consumo em que se transformou o varejo moderno. Até mesmo a propaganda tradicional ganhoumais conteúdo lúdico, para participar desta nova sociedade do espetáculo. Comquasemeio século de experiência na área de marketing, o professor Francisco Gracioso expõe essa tese no livro, com riqueza de exem- plos e detalhes e tem como objetivo propor uma nova discussão sobre opapel damídia evi- denciando a articulação entre comunicação, cultura e mercado, tendo como referência o conceito de Arenas. Gracioso utiliza o termo “arenas” para nomear novas configurações de comunicação para diferentes públicos por meio de eventos, moda, esportes, shows, vare- jo, propaganda tradicional e entretenimento. As idéias trazidas, por ele, nesse novo livro, são fruto de algumas reflexões sobre a validade da propaganda aprofundando seus estudos na área do varejo. O autor afirma que hoje o material promocional, inclusive o de ponto- de-venda, tem também a função de formar imagem do produto. GILBERTO GUIMARÃES TEMPOS DE GRANDES MU- DANÇAS Editora Senac São Paulo São Paulo – 2008 216 p. – R$ 40,00 Reengenharia, downsizing, terceirização, são alguns dos termos utilizados nas or- ganizações nas últimas décadas. A maior parte delas trouxe, implícito, um fantasma dos novos tempos: o desemprego. Como lidar com a nova realidade? Como os indi- víduos e as empresas devem enfrentar esse cenário? Essas são algumas perguntas que o consultor Gilberto Guimarães procura responder, em seu livro. Com prefácio de Marco A. Quége, da Business School São Paulo, o título sugere ser possível preparar-se para as demissões de maneira menos dolorosa e até constru- tiva, tanto para o indivíduo como para as organizações e as comunidades. Para o autor, uma ação coordenada, envolvendo os recursos financeiros e as competências criadas pelos desligamentos, pode gerar um período de desenvolvimento para o mercado de trabalho. Em 14 capítulos, o consultor aborda o passo-a-passo de uma reestruturação, da consciência da empresa de que é preciso mexer em sua estrutura à preparação das demissões, seu gerenciamento, sua logís- tica, passando também pela recolocação dos profissionais no mercado novamente. Gilberto Guimarães é professor do IBMEC- SP. Formado em engenharia pela POLI- USP, com MBA pela FGV, é atualmente diretor da multinacional francesa Groupe BPI no Brasil, empresa que atua na área de consultoria em reestruturação de empresas e gestão de pessoas. FRANCISCO J. S. M. ALVAREZ E MARCOS R. CARVALHO GESTÃO EFICAZ DA EQUIPE DE VENDAS Prefácio: Alberto Saraiva (Presidente do Habib’s) Editora Saraiva São Paulo – 2008 208 p. – R$ 34,00 O livro apresenta-se com o objetivo de fazer uma reflexão sobre os modelos, técnicas, sistemas e práticas tanto da gestão de equipe de vendas quanto dos próprios vendedores, permitindo que as empresas desenvolvam modelos de gerenciamento que lhes permi- tammaior segurança e controle nas relações com seus clientes e – como conseqüência – melhor competitividade e rentabilidade. Francisco J. S. M. Alvarez é doutor e mestre pela FEA-USP e pós-graduado pela Central London Polythchnic (Londres). É professor de Marketing da EACH-USP e dos cursos de MBA da FIA, FAAP E ESPM, além de consul- tor na área de Marketing e vendas. Marcos R. Carvalho é graduado em econo- mia, mestre pela PUCSP, possui MBA execu- tivo emMarketing pela FAAP e extensão em negócios pela American University. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, do Instituto Nacional de Pós-graduação e na Universidade Corporativa Ernst Young. É convidado freqüentemente como palestrante nas áreas de marketing e vendas.

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