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Ética 36 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 JOSE LUIZ TEJON tejon@tejon.com.br Prof. da ESPM – dirige o núcleo de agronegócio ESPM. Autor do livro – Gestão de vendas – 21 segredos do sucesso , em co-autoria com o Prof. Mar- cos Cobra. Foi diretor Geral da OESP MIDIA ( Estadão/Bellsouth ), diretor da Agroceres e executivo da Jacto S/A. gerente, sem ainda ser. Estabelece um plano de carreira de longo prazo. Conhece sua missão profundamente, que é conectar os interesses dos acionistas do seu empregador com o sucesso dos seus clientes. Conserta coisas, retroalimenta a empresa com dados e informações domercado. Faz da sua área de trabalho uma janela aberta e transparente. Vende para dentro, tanto quanto vende para fora da organização. Os grandes vendedores que conheci na minha experiência de vida foram e são aqueles que venderam ontem, vendemhoje e continuarão vendendo sempre. São aqueles com quem os clientes preferem fazer negócios. São os que estabeleceramconfiança. E são esses tambémaqueles que gerammais lucro para a empresa representada. Suas vendas são melhores, com tickets médios superiores, prazos de pagamento mais equilibrados, os que introduzem novos produtos com melhor margem etc. Aéticapodeser,paraqualquer iniciante, agrandeviradanasuavida.Aéticapode representar a volta por cima, para todos que enfrentam dificuldades, obstáculos e sucessão de insucessos. Mire-senoexemplodos grandes vende- dores que venceram o tempo, que já cruzaram o ciclo inicial de suas car- reiras. Vamos ver ali pessoas simples, trabalhadoras, dedicadas, apaixonadas, estudiosas da sua profissão, profissio- nais que convivem em equipe, pessoas que gostam de estar associadas com as inovações, gente otimista, pessoas verdadeiramente admiráveis. A ética como a estratégia dos grandes vendedores permite que esses profis- sionais sejam grandes pela vida toda. Não existem tipos, máscaras, jogadas e sacadas espertalhonas. Esse tipo de tru- que não passa de ilusões.Viram roupas ilusórias, que ficampesadas como pas- sardo tempoe,maiscedooumais tarde, nãoconseguiremosmaiscarregar.E,para vender bem e sempre, precisamos estar leves. Não dá para carregar o peso de fazer um gênero ou de interpretarmos umpapelmuitodistantedaquiloqueso- mosnanossaessência.Eoquesomosde verdade?Pessoascorretas,gentedecente que quer crescer na vida. Isso é ético. Essavontadeutilizadacomvigorgarante sucesso. Eu garanto. Nunca vi qualquer das melhores técnicas apresentadas e treinadasparaqualquerequipedevenda suplantar o poder da ética. Seméticanãotemnegócio.Seméticanão tem vendedor que dure fazendo sucesso! Ética exige compreender o mundo que nos cerca e escolher os caminhos para passarmos através desse mundo. As nos- sas escolhas definirão se somos éticos ou não. Para saber? Passe por esses caminhos utilizandoosmeiosque,seumdiaprecisar passarporelesnovamente,passaria,epas- sariadenovo,denovoedenovo.Vivahoje comosefossevivernovamente.Vendahoje como se fosse vender amanhã e depois para o mesmo cliente. Não pare. A ética não permite parar. As mudanças do lado de foranãoparam. Ser ético é jamais parar. Dar a volta por cima significa superarmos fora da zona de conforto. A zona de conforto é a maior inimiga da atitude ética ao longo do tempo, é onde os bem intencionados falham e os gestores caem. Não pare jamais! A ética é a estratégia dos grandes vendedores e das grandes pessoas. ES PM Mire-senoexemplo dos grandes vendedore s que venceramo tempo, que já cruzaramo ciclo inicial de suas carreiras . Vamos ver ali pessoas simples, trabalhadoras, dedicadas, apaixona- das, estudiosas da sua profissão.

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