Capa3.indd

Sociedade pós-moderna 52 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 cação se avolumam, a falta de cla- reza em relação aos diversos papéis também permeia a dinâmica empre- sarial, com um cansaço que parece ser eterno, além de relações bastante tumultuadas, sejam pessoais, se- jam profissionais, num mundo em que o consumo se potencializa, independentemente da real neces- sidade. Assim, os produtos, tanto como as relações pessoais tornam-se descartáveis, substituíveis, voláteis, sem que se desenvolva o sentido da responsabilidade humana perante as conseqüências desse consumo, seja de produtos, seja de relações. A DUALIDADE NA LIDERANÇA Essa dualidade marca a atuação da liderança que se vê o tempo todo frente a desafios, às vezes impossíveis de serem alcançados, de demandas incompatíveis, mas, como seu lugar é objeto de desejo de várias outras pessoas, talvez mais jovens e mais capazes, abre espaços dentro de si para essa dualidade não questionada, ou melhor, às vezes nem pensada ou, se pensada, omissa. Nas empresas, então, foco no re- sultado é a palavra de ordem de toda liderança. Tudo acontece e gira em torno do resultado, que precisa ser alcançado, custe o que custar. Caso o resultado não aconteça, começa Tudo acontece e gira em torno do resultado, que precisa ser alcançado custe o que custar. Caso o resultado não aconteça, começa a caça aos culpados, as demissões e os des- cartes de pessoas. Por outro lado, sabemos que a globalização trouxe uma grande necessidade de centralização e uniformiza- ção de procedimentos, mas ao mesmo tempo pede-se flexibilidade e criatividade aos líderes e liderados. Como se pode buscar metas de longo prazo numa economia dedicada ao curto prazo? Como se pode manter lealdades e compro- missos mútuos em instituições que vivem se desfazendo ou sendo continuamente reprojetadas? Também é pedido que se cuide das pes- soas, mas se os resultados não vierem... Nesse sentido, a liderança, por vezes pres- sionada, pressiona na mesma medida, é caça e caçador e, como conseqüência, o foco em resultados se sobrepõe ao foco nas pessoas. Reprodução: Os Simpsons Google Images Google Images De Santis

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx