Capa3.indd

Entrevista 70 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 Bradesco era um banco paternalista e procurava tratar seus funcionários como uma grande família. Mas o paternalismo saiu de moda – não sei se justa ou injustamente – mas muitas empresas chegaram à conclusão de que os princípios do paternalismo não se coadunam com a necessidade mo- derna de avaliaçãode performance, de rapidez nos movimentos, nas ações, inovação e mudanças constantes. Sei que hoje o Bradesco não é tão pater- nalista como naquele tempo, mas que evolução ocorreu? JÚLIO – No início, como éramos um banco pequeno, isso funcionava. Hoje, existe avaliação de desem- penho, as pessoas são avaliadas, o resultado de cada segmento, cada área, cada agência, cada gerente de conta de PF ou PJ, tudo isso é avaliado; mas eu diria que continua havendo uma tendência de tentar desenvolver as pessoas ao máximo. Por exemplo, num processo recente de assessment de candidatos a gerentes de agência, escolhemos os que tinham tidomenor desempenho e procuramos recuperar a sua habilidade, desenvolver mais suas competências, já que elas estão conosco há algum tempo e já assimi- laram a cultura da casa – em vez de simplesmente descartá-las. Mas, além de fazer isso, nós avaliamos e cobra- mos desempenho; temos de cumprir objetivos. Aliás, falando em Olimpía- das, mandamos 360 pessoas para a China – os funcionários que tiveram melhor desempenho em 2007. GRACIOSO – Quantos funcionários tem o Bradesco? JÚLIO – Só o banco tem 65 mil fun- cionários. GRACIOSO – E os terceirizados... JÚLIO – Considerando todas as em- presas ligadas ao Grupo e também as nossas duas fundações – a Fundação Bradesco e o Hospital Professor Ed- mundoVasconcelos – somos 88 mil. JRWP –As fundações sãoumaopçãode carreira para os funcionários do banco? JÚLIO – A minha mulher trabalha na Fundação Bradesco e eu mesmo já trabalhei lá. JRWP – Há oportunidades na área internacional para funcionários do Bradesco? JÚLIO – Temos 3.200 agências no Brasil, mas, fora do país, para dar “COMO EXPLICAR UM NOVO PRODUTO, RAPIDAMENTE, A 65 MIL PESSOAS?” “VOCÊ NÃO MUDA A ALMA DO BANCO, MAS TEM DE ATUALIZAR.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx