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 Sérgio Pio Bernardes 79 JULHO / AGOSTO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Nos últimos anos o boom do mercado de capitais transformou os profissionais de RI em alvo dos headhunters. De uma hora para outra, empresários resolveram abrir o capital de suas compa- nhias e notaram que o mercado não estava preparado para esse cenário. Quem é o profissional adequado para atuar nesse segmento? Existe esse profissional? Que tipo de formação ele deveria ter? Dos cursos de graduação existentes, quais seriam aqueles que estariam formando essas habilidades para esse tipo de mercado? A estrutura das matrizes curriculares da maioria das Escolas de Negócios no Brasil ainda é predominantemente tradicional sem ênfase no mercado internacional. As IES (Instituição de Ensino Superior) que inovarem na formação de novos talentos deverão ter, como pré-requisito, uma rigorosa formação na área de métricas e mo- delagens de negócios associada a uma ampla formação na área de relações internacionais. Segundo a NIRI – National Inves- tor Relations Institute, relações com investidores é uma ativi- dade estratégica de marketing co r po ra t ivo , comb i nando a s disciplinas de finanças e comu- nicação, que objetiva oferecer aos investidores atuais e poten- ciais informações confiáveis a respeito do desempenho atual e perspectivas da companhia. As relações com investidores realizam sua maior contribuição quando atuam como uma parte integrante do processo de cria- ção de valor de uma empresa. As RIs (relações com investi- dores) desempenham um papel significativo ao participar, com a administração, do trabalho para alcançar o valor justo das ações e dos títulos das empresas. As RIs (relações com investidores) desempenham um papel significativo ao participar, com a administração, do trabalho para alcançar o valor justo das ações e dos títulos das empresas. Ð
        
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