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Sérgio Pio Bernardes 81 JULHO / AGOSTO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M SÉRGIO PIO BERNARDES Diretor Nacional do Curso de Graduação em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios da ESPM e Coordenador do CINTEGRA-ESPM. NOTAS 1. A ESPM é a única instituição de ensino no Brasil que tem a formação de profissionais que atendem essa equação RI+RI=diplomata corporativo. Mais informações podem ser obtidas no seguinte artigo: PIO BERNARDES, Sérgio. Diplomatas Corporativos - Revista da ESPM. Julho/agosto de 2006. Oque podemos concluir é que os jovens queplanejaremsua formaçãonaperspec- tiva da diplomacia corporativa deverão ter uma sólida formação em marketing internacional, negócios internacionais, gestão de pessoas e domínio das métricas e modelagem de negócios. Além dessa formação, tais profissionais deverão ter: No que se refere às ações que aproxi- mamos investidores e analistas, esclare- cendodúvidas e apresentandoa estraté- gia da empresa, podemos encontrar as seguintes atribuições do profissional de Diplomacia Corporativa (RI+RI): MAHONEY , William. Manual de RI: Princípios e práticas de relações com investidores . (IMF Editora – 2007) PIO BERNARDES , Sérgio et alii. Diplomacia Corporativa: o novo curso de graduação em relações internacionais com ênfase em market- ing e negócios da ESPM . In. REVISTA DA ESPM . Julho/agosto de 2006. RICHTAMN & BULHÕES , Capital de Risco e Di- plomacia Corporativa São Paulo − Cultrix. 2008 BIBLIOGRAFIA Interação no exterior na área de vendas, na cadeia de forneci- mento, no comércio B2B. Atendimento aos investidores nacionais e internacionais. Pesquisa de mercado, concor- rentes e do setor econômico. Análise do desempenho das ações e de demonstrações fi- nanceiras. Planejamento, organização e logística de eventos. Valuation de empresas. Elaboração de relatórios, news- letter, planilhas e apresentações institucionais. Relacionamento com a im- prensa, CVM, Bovespa e analis- tas de investimento. Ações para vantagens competiti- vas (fidelização, fortalecimento da marca, viabilização de alian- ças estratégicas e melhoria de relacionamento com stakehol- ders) . Visitas às unidades operacio- nais da empresas. Roadshows, reuniôes e con- ference calls. Realização de congressos, feiras e seminários. Construção do mailing. Conhecimento em finanças de mercado de capitais. Conhecimento em processos de IPO (Initial Public Offering), e aquisição de empresas. Conhecimento de legislação. Facilidade para trabalhar em equipe. Domínio das ferramentas de CRM. Conhecimento aprofundado sobre Bancos de Investimento. Domínio de informática. Domínio de idiomas. Conhecimento sobre o com- portamento do investidor.
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