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O futuro do marketing de relacionamento 96 R E V I S T A D A E S P M – JULHO / AGOSTO DE 2008 O F U T U R O D O M A R K E T I N G D E R E L A C I O N A M E N T O em mercados altamente com- petitivos. Mas, indicar para onde caminha esse relacionamento não é tarefa fácil. Porém, uma análise da evolução do marketing de relacionamento pode ofe- recer bons indícios para a compreensão desse relacionamento e de suas tendências. Essa é a pro- posta deste artigo. De forma ampla, marke- ting de relacionamen- to pode ser entendido como o esforço da empresa em se relacionar com seus clientes atuais, visando a sua manutenção e maximização do seu potencial O acirramento da competitividade é uma realidade irrefutável para a grande maioria das corporações. No cerne da competitividade está a disputa por clientes, cada vez mais escassos e exigentes. Esse contexto exige das empresas uma atitude ati- va e efetiva em relação aos clientes, especialmente na manutenção de clientes ativos, uma vez que clien- tes potenciais são cada vez mais raros emmercados maduros. Dessa forma, a venda não deve mais ser entendida como o ponto final de uma negociação e sim como o início de um relacionamento, pois, por meio do relacionamento, é pos- sível a manutenção do cliente e, por conseguinte, a garantia de ven- das futuras. Nesse cenário surge o marketing de relacionamento 1 , que propõe uma alteração profunda na forma como as empresas encaram e operam com seus clientes finais 2 . A necessidade de se modificar a forma como as empresas se relacio- nam com seus clientes é evidente Google Images Ilustração: Miriam Duenhas

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