Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Mesa- redonda R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 114 a MESA-REDONDA Fotos: Jr. de Oliveira s entidades de defesa do consumidor nunca estiveram tão ati- vas no Brasil e no mundo inteiro. Virou moda atacar os chama- dos “desvios de conduta” das grandes empresas. O tema é explosivo. Hápaísesquecriamrepartiçõeseatéministériosparatraçarnormaselimites. O que se pode esperar do futuro? A propaganda e o marketing conseguirão sobreviver a esse fogo cerrado que parece vir de todos os lados? Parecem estar em jogo os interesses legítimos da sociedade, mas há, também, fortes indícios de muito oportunismo e interesses, nem sempre claros, de grupos isolados. Convidamos um grupo selecionado de especialistas e profissionais – de dentro e de fora das profissões de marketing e propaganda – para tentar responder a, pelo menos, algumas dessas perguntas. Embora não haja perspectiva de que a polêmica se possa extinguir de uma hora para ou- tra, parece haver um saudável consenso sobre dois aspectos: o diálogo é importante e precisa continuar. E é indispensável que os antagonis- tas, nessa contenda, procurem entender melhor as respectivas posições. JRWP A propaganda e o marketing conseguirão sobreviver a esse fogo cerrado?
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx