Revista da ESPM JUL-AGO_2009

R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 130 Intercâmbio de alunos McGill University, em Mon- treal, fundadaem1821, éuma das mais antigas e reputadas instituiçõesdeensinosuperior do Canadá. Na mais recente edição do relatórioNews&WorldReport sobre as melhores instituiçõesdeensinosuperior (IES), a McGill aparece como a 20 a melhor do mundo e a 1 a do Canadá. Mas os jovens e sorridentes alunos que aparecem na foto de abertura são brasileiros, alunos, alguns de Adminis- tração, outros de Comunicação Social, dois dos quatro cursos de graduação da ESPM, que mantém com a McGill um programade intercâmbiodealunosque já vigoraháquinze anos. Comeles, está oProfessorDr. IlanAvrichir, responsável pelacoordenaçãodos intercâmbiosque a ESPMmantém com universidades de vários países dasAméricas e da Europa. O sorriso alegre dos alunos é fácil de compreender. Eles estavam experimen- tandoumdosmuitosdivertidosmomen- tos que o ambiente de simpatia e cole- guismo, inerente à cultura canadense, propicia aos seus visitantes.Alémdisso, tinham consciência de que as duas in- tensivas semanasdeestudoqueestavam vivenciando, num país da importância doCanadáenumauniversidadecomoa McGill, lhes permitia aprimorar sua for- maçãoacadêmica, comreflexos que se fariamsentirnas suasvidasprofissionais, depois de se formarem. Acordos de intercâmbio com IES de ou- trospaísessãocadavezmaisimportantes para estudantes de curso superior, seja de países emergentes, como o Brasil, seja de desenvolvidos, como o Canadá. Esses acordos são um dos aspectos da internacionalização do ensino superior. Outros aspectos importantes são, por exemplo, o intercâmbio de professores easparceriasentrepesquisadoresacadê- micos de países diferentes. Ainda outro, são os acordos para dupla certificação por duas IES de países diferentes, de tal formaqueumalunoqueestudeumcerto número de semestres numa e outros semestres na outra, receba um diploma válido nos dois países. Já existem até casos de múltipla certificação, envol- vendo IES de três oumais países. Como declara a IAU, International Association of Universities, uma organização não governamental fundada em 1950 sob os auspíciosdaUNESCO, “a internacio- nalização está rapidamente se tornando uma das mais importantes e complexas forçasdaeducaçãosuperior”.Omundo globalizadopede uma educação globa- lizada. E a ESPM, como uma instituição líder no campo da educação superior voltada para a formação de lideranças empresariais, não podia ficar alheia a essa tendência. Assim, quando assumiu a presidência da nossa instituição, em maiode2007,oProfessorDr. LuizCelso dePiratiningaelegeua Internacionaliza- ção como um dos quatro pilares da sua gestão,aoladodaInovação,daGeração deConhecimentoedaResponsabilidade Social. A criação de uma Diretoria de Assuntos Internacionais, que ele me concedeu o privilégio de assumir, foi consequência daquela decisão. Um exemplo dramático da tendência para essa globalização é a Decla- ração de Bolonha. Assinada pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, em 1999, naquela cidade da Itália onde se situa a mais antiga Universidade da Europa, a declara- ção prevê, resumindo, que os países signatários do acordo, gradualmente unifiquem os seus programas de ensino superior de modo que uma certificação obtida em qualquer um deles venha a ser válida nos demais. Isso permitirá uma crescente mobi- lidade internacional, de estudantes e de profissionais formados nesses países, o que reforçará muito a União Europeia, cultural e politicamente. Não é um sonho impossível prever que outras regiões e países venham a participar de sistemas de múltipla certificação, vencidas as complexas burocracias governamentais que regulamentam a concessão de diplo- mas de cursos superiores. Amanda F. Dalla Valle Maia Graduanda em Comunicação na ESPM Porto Alegre e intercambista no IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing), em Lisboa – Portugal. s

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx