Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Ivan Pinto julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 137 Ivan Pinto Diretor de Assuntos Internacionais; Com a contribuição de Rosilene M. A. Marcelino mudaram [...], passaram a ser mais corajosas e criativas porque a todo instante, no intercâmbio, há o contato com o novo e a diversidade.” O dia-a-dia dos alunos lhes traz en- sinamentos práticos que – embora muito prosaicos em relação ao que aprendem nas aulas e nas visitas às empresas – lhes serão úteis na vida e os ajudam a amadurecer. Como reconheceuBrunoGabriel, graduando em Comunicação Social da ESPM de São Paulo, o período que passou na Inglaterra, estudando na Westminster University, o obrigou a “cozinhar, lavar roupa, arrumar a casa, buscar meios sociais para relacionar-se [...]”. Mas Bruno, sabiamente, percebeu quemesmo algumas daquelas tarefas, que seriam, talvez, evitadas enquanto morava no conforto do seu lar, prova- ram ter seu ponto positivo: “ [...] tudo aconteceu de forma natural e tem seu valor nessa mudança pessoal”. Como ele descobriu, “minha estadia no exterior me propiciou um autoco- nhecimento muito grande e “[...] me outorgou transitar da fase adolescente para a adulta com maestria”. No capítulo dos aspectos do dia-a-dia, não acadêmicos, uma questão que pode preocupar pais dos intercambis- tas e eles próprios é a eventualidade de um problema de saúde. A experi- ência mostra que sim, problemas de saúde podemacontecer, mas também podem ser resolvidos tão bem quanto o seriam com a presença da família aqui no Brasil. A família do intercam- bista, como lembrou Amanda Maia, são os colegas. O Prof. Ilan, aquele sorridente da primeira foto, contou- me uma história que exemplifica bem esse sentimento de família e amizade intensa entre os estudantes. Uma noi- te, emMontreal, uma aluna brasileira sentiu-se mal e o Prof. Ilan e alguns colegas brasileiros a acompanharam a um hospital. Enquanto aguardavam o atendimento, eles foramsurpreendi- dos pela chegada de vários estudantes canadenses da McGill, que já tinham conhecido a aluna brasileira e seus colegas. Eles se ofereceram para ficar no hospital até que tudo fosse resolvido, como realmente foi, algum tempo depois. Comomencionado no início do artigo, essa característica de simpatia e solidariedade é muito típica dos alunos canadenses, o que explica – além da qualidade acadê- mica – o continuado interesse dos alunos da ESPM por aquelas duas semanas em Montreal. Para sumarizar, o intercâmbio de es- tudantes não é apenas um crescente requisito acadêmico e de mercado, nem apenas uma oportunidade de turismo. É uma experiência pessoal valiosa e transformadora que se refletirá fortemente na vida des- ses jovens. s ESPM - Parcerias v Babson College - em Wellesley/EUA. v École Intit/ Lab - França. v Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing - IADE, Lisboa - Portugal. v Instituto Português de Administração de Marketing - IPAM. v Libera Università di Lingue e Comunicazione - IULM, Milão - Itália. v McGill University, Montreal - Canadá. v Schiller International University - França, Grã-Bretanha, Espanha, e Estados Unidos. v Universidade Antonio de Nebrija, Madrid - Espanha. v Universidade Cergy-Pontoise, Paris - França. v Universidade de Coimbra, Portugal. v Universidade de Westminster, Londres - Inglaterra. v Universidade del Pacífico, Santiago - Chile. GRADUAÇÃO v EADA – Escuela de Alta Dirección y Administración, Barcelona. v FIU – Florida International University, Miami. v Institut Supérieur de Marketing du Luxe, Paris (convênio apenas para o curso de Marketing de Luxo). v Universidad Antonio de Nebrija, Madrid. v University of California at Riverside. PÓS-GRADUAÇÃO ES PM Internacionais Maria João Aluna do IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing) – Portugal; intercambista no curso de mestrado em Comunicação e Práticas do Consumo, oferecido pela ESPM SP.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx