Revista da ESPM JUL-AGO_2009
R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 138 É o mundo ao inverso ma pesquisa realizada na França entre mais de 200 agências de comunicaçãodo paísmostraqueoconsumidor continuaperdendoenquantoexistir falta desinergia,alinhamentoeempatiaentre anunciante e agência. A pergunta que fica é se o mesmo acontece no Brasil e o que fazer para melhorar a relação. Estamos vivendo, nos últimos 5 anos, uma rápida transformação dos hábitos dos consumidores nomundo inteiro.A internet, a baixo custo e alta velocida- de, não apenas possibilitou a inserção digital de inúmeras pessoas e regiões, como transformou a forma como as pessoas se comunicam e interagem com a notícia e o entretenimento. A televisão, o rádio, o jornal e o telefone estãoemumúnicolugare,agora,opróprio consumidorescolheoquevaiassistir,ouvir ou ler. Essemesmo consumidor escolhe a marcacomaqualelevaiinteragirecomo, sejaassistindoaumfilmenoyoutube,lendo a informação em alguma comunidade virtual, rede social ou blog ou ainda entrandonositedamarcaparaparticipar de alguma atividade. Os executivos e profissionais dessas marcassabemqueprecisammudarrapi- damente e pressionamas suas agências depublicidade, eventos, serviços,RP, di- gital, enfim... todos os tipos de agências de comunicação para encontrar novas soluções criativas para atender a esses novos anseios dos consumidores. As agências, por sua vez, querem co- nhecer os anunciantes mais a fundo, entender melhor o que querem de seu serviço e esperamuma relação ganha- ganha e de parceria. Os executivos dos anunciantes não têm tempopara transmitir todososconceitos e estratégias concebidos no dia-a-dia. Às vezes, delegam o desenvolvimento do briefing a um simples estagiário. Agência e Anunciante discutindo a relação u } O que as agências de comunicação pensam a respeito dos anunciantes, e como se dá o relacionamento existente entre eles. ~ M. Dueñas
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