Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Jessica Arslan julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 143 geração matures é formada por pessoas com mais de 60 anos, conhecida como a idade ouro. Esse público, que representa 10,5% da população brasileira ou quase 20 milhões de pessoas, vem crescendo, o que indi- ca um processo de envelhecimento populacional. A expectativa de vida em 1997 era de 69 anos, em 2007 passou para 73, graças ao adiamen- to da mortalidade, em função dos avanços da medicina e dos meios de comunicação. No público feminino, a longevidade é ainda maior, com uma expectativa de 76 anos. v 22% são leitores de 1 título ou mais de revista semanal; v 14% preferem ler frequentemente sobre política; v 13% preferem ler frequentemente sobre economia; v 12% preferem ler frequentemente sobre religião. Considerando os países que formam o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil está em 2 o lugar em esperança de vida. Em 2020, a previsão é que a expectativa chegue a 76 anos e em 2050, 81 anos. Isso nos leva à seguinte conclusão: em 2030 seremos um país menos jovem com 41 milhões de pessoas acima de 60 anos. Entre 1997 e 2007 ocorreu, em geral, uma melhoria no nível de instrução da população brasileira, atingindo também a po- pulação idosa. Em 2007 a proporção de idosos sem instrução caiu para 32,2% no conjunto do país. O aumento da esperança de vida nas últimas décadas fez com que crescessem as possibilidades de convívio, numa mesma família, de duas ou até três gerações diferentes. O fenômeno das famílias intergeracionais representa um universo de 9,7 v Assistem, em média, 14 horas por semana; v 86% assistem à TV de segunda a sexta das 20h às 22h; v 69% assistem à TV aos sábados das 20h às 22h; v 65% assistem à TV aos domingos das 20h às 22h; v 88% assistem noticiários na TV; v 42% assistem aos programas de auditório. v 27% leem 1 título ou mais aos sábados; v 32% leem 1 título ou mais aos domingos; v 15% leem frequentemente sobre negócios/economia; v 38% leem frequentemente sobre notícias nacionais; v 25% leem frequentemente sobre notícias internacionais; v 21% leem frequentemente sobre saúde/medicina. v 35% ouvem rádio de segunda a sexta das 6h às 9h; v 39% ouvem rádio de segunda a sexta das 9h às 12h; v 22% ouvem rádio aos sábados das 6h às 9h; v 26% ouvem frequentemente entrevistas/programas falados; v 25% ouvem frequentemente noticiários internacionais; v 42% ouvem frequentemente noticiários locais; v 31% ouvem frequentemente notícias policiais; v 30% ouvem frequentemente notícias do tempo. TV ABERTA JORNAL REVISTA RÁDIO } Geração matures são pessoas com mais de 60 anos. Esse público, que representa quase 20 milhões de pessoas na população brasileira, vem crescendo, o que indica um processo de envelhecimento populacional. ~ a î M. Dueñas
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx