Revista da ESPM JUL-AGO_2009

Jessica Arslan julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 145 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% São Paulo Rio de Janeiro Curitiba Belo Horizonte Porto Alegre Salvador Questionador Moderno conservador festeiro v 285 mil pessoas pretendem fazer reformas na casa; v 128 mil pessoas esperam ver o casamento dos filhos; v 130 mil pessoas esperam ver o nascimento dos netos. O principal desafio é aprender a lidar com a sabedoria e a maturidade desse público, que é importante para a economia do país, e para quem devem ser oferecidos produtos e serviços que atendam, de fato, suas necessidades e expectativas. Esta análise investigativa revelou traços da personalidade da geração matures na faixa de 60 a 64 anos , e demonstrou que eles estão mais ativos do que nunca. Jessica Arslan Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado pela ESPM, há 7 anos leciona na instituição a dis- ciplina de Planejamento, Ambiente e Gestão de Contato com a Marca. Atua no Marketing da Rede Globo, tendo passado pela Editora Abril e pela Publicis. Bibliografia Revista Exame – EditoraAbril (23/04/08) - IBGE (Síntese de Indicadores Sociais). Ibope Target Group Index 11 Mercados , Ano 9 - Onda1 + Onda2 (Agosto 07 – Julho 08)/Filtro: Ambos ABCDE 60/64 anos (1.402.000 pessoas)/(*) Comprador Principal (Respondente). A segmentação do cluster foi feita a partir das seguintes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. CONSERVADOR: 24% v 30% vivem em Porto Alegre; v 27% pertencem à classe C; v 49% não possuem cartões de crédito; v 30% pretendem comprar um automóvel nos próximos 12 meses; v 77% não possuem seguro saúde/ assistência médica; v 41% possuem cães*. QUESTIONADOR: 31% v 42% vivem em Curitiba; v 31% pertencem à classe AB; v 35% pertencem à classe C; v 40% trabalham período integral; v 58% não possuem telefone celular; v 45%nãopossuemcartões de crédito; v 88% não possuem seguro de vida; v 35% possuem seguro saúde/ assistência médica; v 63% não possuem animais domésticos*. MODERNO: 28% v 39% vivem em Salvador; v 37% pertencem à classe AB; v 55% possuem telefone celular; v 31% pretendem comprar um automóvel nos próximos 12 meses; v 33% adquiriram uma televisão de tela plana; v 46% possuem computador; v 49%possuemmáquina fotográfica; v 67% possuem cartões de crédito; v 44% possuem seguro saúde/ assistência médica; v 55%possuem animais domésticos*. Essa geração também tem sonhos para os próximos 12 meses: Pelo cruzamento dos dados foi possível identificar 4 grupos de consumidores na geração matures , de 60 a 64 anos: v “QUESTIONADOR” v “MODERNO” v “CONSERVADOR” v “FESTEIRO” FESTEIRO: 17% v 23% vivem em São Paulo; v 22% pertencem à classe DE; v 83% são chefes de família; v 40% trabalham período integral; v 56%nãopossuemtelefonecelular; v 42%possuemmáquinafotográfica; v 46% não possuem cartões de crédito; v 31% pretendem comprar um automóvel nos próximos12 meses; v 39% possuem computador; v 72% não possuem seguro saú- de/assistência médica; v 47%possuemanimaisdomésticos*. Como esses grupos estão representados em 6 das principais capitais brasileiras Em Belo Horizonte e Salvador , o que mais se destaca é o grupo dos modernos . Em Curitiba são os questionadores , em São Paulo os conservadores sobressaem, no Rio de Janeiro há um equilíbrio entre questionadores e modernos , e em Porto Alegre o destaque fica para questionadores e conservadores . ES PM

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