Revista da ESPM JUL-AGO_2009
julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 147 î Luciene Ricciotti Vasconcelos Planejamento de comunicação integrada – manual de sobrevivência para as organizações do século XXI Editora Summus São Paulo – 2009 144 p. – R$ 32,20 Em tempos de crise, a palavra de ordem é planejar. Para as empresas, isso pode significar a diferença entre permanecer ou não no mer- cado. Por isso a cobrança sobre os profissionais que atuam nas áreas de propaganda e comu- nicação tem sido intensa. Mas qual o melhor caminho quando a audiência está fragmentada (na TV, na internet, no rádio, nos jornais)? O que fazer se os consumidores mudaram seus hábitos por causa das inovações tecnológicas? A autora oferece orientação para pensar a comunicação de forma integrada e multidisci- plinar. Para trilhar o caminho, apresenta uma visão da área de marketing nos dias atuais, destaca as transformações sofridas e posiciona as ferramentas do composto de comunicação dentro domarketingmix, permitindo entender a complexa função do planejamento de comu- nicação nas empresas. Luciene Ricciotti Vasconcelos é pós-graduada em Comunicação de Marketing pela ESPM. Professora universitária, leciona as matérias Marketing Internacional, Planejamento de Comunicação e Mercadologia. É autora de Mark-Óbvio (Summus, 1998). Mantémum site com apoio ao professor, textos complemen- tares, agenda de palestras e contatos: www. comunicacaointegrada.net. José Marques de Melo Jornalismo – compreensão e reinvenção Editora Saraiva São Paulo – 2009 272 p. – R$ 52,00 Quem procura explicações, detalhes e pers pectivas sobre uma notícia sente-se frustrado, pois não consegue obter novas informações capazes de abranger as circunstâncias (como), as motivações (por quê) e o ambiente (onde), do fato. Jornalismo: compreensão e reinvenção não responde diretamente a essa aspiração dos usuários dos produtos jornalísticos, mas analisa os problemas geradores, identificando soluções plausíveis para a questão. O objetivo do livro é o de estabelecer uma ponte entre o campo teórico e omundo prático, no qual já atuam ou vão atuar os leitores, es- tudantes e profissionais do jornalismo, já que estes são os verdadeiros responsáveis pela rein- venção necessária ao jornalismo brasileiro em tempos tão atribulados, mas ao mesmo tempo tão interessantes para a prática da profissão. JoséMarques deMelo tem50 anos de jornalis mo. Fez pós-graduação, como bolsista da UNESCO, e foi o primeiro doutor em Jornalis mo titulado por universidade brasileira. Do- cente-fundador da ECA-USP, ali criou e dirigiuo Departamento de Jornalismo e Editoração. Fez pós-doutorado pela University of Wisconsin. Margarida M. Krohling Kunsch Comunicação organizacional – Vols. 1 e 2 Editora Saraiva São Paulo – 2009 Vol. 1 – 408 p. – R$ 71,00 Vol. 2 – 376 p. – R$ 65,00 Este primeiro volume retrata o quanto já avançamos na produção acadêmico-científica sobre essa área no Brasil. Os textos partem de um resgate da evolução da comunicação organizacional no País, passam por seus fundamentos teóricos e aplicados e alcançam os impactos exercidos sobre ela pelas novas tecnologias da informação. A obra traz uma contribuição significativa para o ensino e a pesquisa da comunicação organizacional. Osegundo volume aborda temas relacionados à gestão da linguagem, da identidade e das mudanças culturais das organizações. Embora ainda possamser considerados emergentes nos programas de pós-graduação emcomunicação do País, os estudos de identidade, linguagem, discurso e retóricamerecemdestaque e tendem a ser cada vez mais importantes. Ambos os volumes destinam-se a pesquisa- dores, professores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação nas áreas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade, Marketing, Administração e áreas correlatas. Margarida M. Krohling Kunsch é professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre e doutora em Ciências da Comuni- cação e livre-docente em Teoria da Comu- nicação Institucional/Políticas e Processos, pela mesma instituição.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx