Revista da ESPM JUL-AGO_2009

R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 148 ES PM Leit ura Recomendada Recomenda a Martin Lindstrom A lógica do consumo – verdades e mentiras sobre por que compramos Editora Nova Fronteira Rio de Janeiro – 2009 Tradução: Marcello Lino 208 p. – R$ 34,90 A publicidade está emcada parte da vida con- temporânea. No entanto, o que determina as informações que chegam à nossa consciência e as que são imediatamente descartadas pelo cérebro? No best-seller A lógica do consumo , Martin Lindstrom, consultor de grandes empre- sas comoMicrosoft eMcDonald’s, apresenta o neuromarketing, um casamento de marketing comciência que revela desejos subconscientes que influenciam as decisões de compra. Usando técnicas de “rastreamento cerebral”, os neurocientistas afirmam poder medir a quantidade de sangue oxigenado no cérebro para identificar suas áreas mais recônditas, determinando quais estão trabalhando, em dado momento. Baseado nessa técnica, o autor afirma que o merchandising tempouquíssimo alcance, que aroma e som sãomais poderosos das logomar- cas e que a propaganda antitabagista temefeito oposto ao desejado. Lindstrom tambémanalisa alguns fenômenosmercadológicos, mostrando a relação da disseminação dos iPods ao poder contagiosodobocejo e relacionandoo sucesso dos biscoitos Oreo a rituais ancestrais. Martin Lindstrom nasceu na Dinamarca em 1970 e aos doze anos fundou sua própria agên- cia de publicidade. É consultor de branding. Série CADEMP Editora FGV Rio de Janeiro – 2009 Livros baseados em cursos ministrados na FGV/RJ. Matemática financeira aplicada 160 p. – R$ 18,00 O estudo do valor do dinheiro no tempo – objeto deste livro – tem aplicação em diversas operações quotidianas de nossas vidas, estando presente no cálculo de pagamentos de contas com atraso, desconto de cheques, aplicações financeiras, empréstimos, financiamentos imobiliários, renegociação de dívidas e até na avaliação da viabilidade financeira de projetos de investimentos. Autores: Luiz Celso S. de Carvalho, Bruno de Sousa Elia e Carlos Alberto Decotelli. Negociação 140 p. – R$ 18,00 O crescente número de alianças estratégicas e as diversas modalidades de parcerias, in- dividuais, organizacionais ou institucionais, apontam para o alto grau da interdependên­ cia existente entre os gestores de diversos ramos de negócios, tornando a competência da negociação uma ferramenta vital no desen- volvimento emanutenção de relacionamentos sustentáveis e duradouros. Autores: Sonia Lopes, Ingrid Stoeckicht. Técnicas de compras 196 p. – R$18,00 A tradicional administração de material deu lugar a processos mais eficazes e mais com- petitivos à gestão de compras. Este livro apre- senta alguns conceitos, aplicações práticas e ferramentas, incluindo estratégias de compras, que visam auxiliar nas tarefas de organização das compras empresariais. Autores: Clélio Feres Monte Alto, Antonio M. Pinheiro e Paulo Caetano Alves. Francisco Gomes de Matos Renovar o renovado: gestão de pessoas através do diálogo Editora Manole São Paulo – 2009 184 p. – R$ 35,10 Livro inovador sobre a sabedoria da con- vivência humana e a preservação de sua essencialidade, importante para o êxito no relacionamento. Original, no conteúdo e na forma, o livro usa diálogos para transmitir valores e diretrizes à ação e interação humanas. O autor, partindo do princípio de que tudo que está emmovimento está emcrise e desafia a superação propõe o Renovar o Renovado como imperativo à excelência no viver, que é conviver com qualidade. Defende a máxima de que o homem é um ser inacabado e que só ele pode avançar no processo de renovação, ninguém por ele. Daí o princípio que adota de que todos são induzidos a viver a comunidade de liderança , cada qual exercendo seu poder de influência solidária às decisões eficazes, de acordo com suas aptidões e competências específicas – todos, líder de líderes . Assim, comunicação e relacionamento são condições básicas à inteligência coletiva. Gestão de pessoas é atributo de liderança. Em qualquer tipo de modelo de gestão o diálogo inteligente, ao exercitar o saber, o conhecimen- to e a competência é princípio de ação como forte recurso de aprendizado de liderança. Livro apropriado a líderes: gestores de empresa, empreendedores, professores, dirigentes asso- ciativos e comunitários, com os quais o autor desenvolveu frequente atividade e recolheu experiências, incluídas nesse livro. Contatos com o autor: fgmatos2000@uol. com.br

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