Revista da ESPM JUL-AGO_2009

R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 42 Criança, adolescentes e a mídia omo produtos e serviços de toda espécie fazem parte da vida cotidiana das pessoas, em todo omundo, as ativida- des que se incluem na denominação de Marketing e Publicidade estão constantemente em evidência – seja no noticiário dos veículos de comuni- cação, emdebates públicos e atémes- mo nas conversas particulares. Não raro, aos profissionais desses setores são atribuídos verdadeiros “poderes especiais”, no sentido de influenciar as opiniões e o comportamento dos seres humanos. Como praticante, consultor e professor dessas matérias – ao longo de 5 décadas – sei, por experiência vivida – e através de muitos estudos – que os fatos são bem diferentes das versões. Embora não se tratem, absolutamente, de ciências, tanto oMarketing quanto a Publicidade, no seu sentido prático, são conjuntos de téc- nicas e de conhecimentos que recebema contribuição de uma vasta gama de elementos oriundos de outras ciências e áreas de estudos. Ambas as áreas podem ser descritas como conhecimento aplicado, cujo objetivo final, na economia de mercado, é contribuir para a distribuição e venda de produtos e serviços aos consumidores. Quando aplicadas a outras atividades sociais, que dependam da aceitação e/ou da adesão das pessoas – como o processo eleito- ral, a difusão de hábitos desejáveis (pelo governo, por exemplo), crenças religiosas etc. – tanto o marketing quanto a publicidade podem contribuir para a “venda” de ideias. c Quais são os fatos? } Os fatos sobre Marketing e Publicidade. ~ CRIANÇAS, ADOLESCENTES E A MÍDIA Stockbyte

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