Revista da ESPM JUL-AGO_2009

Gisela G. S. Castro e Maria Aparecida Baccega julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 57 g d ã o C o m un i c a ç e o: C o n s um ? c d a an i a e m p e r i o i sociedade contemporânea estáancoradana inter-relação entre comunicação e con- sumo. Para discutirmos este tema, é fundamental ultrapassarmos o estereótipo segundo o qual consumo é sempre sinônimo de consumismo. Tal estereótipo comprometeu os estudos acadêmicos, retardando a construção de uma grande massa crítica sobre a centralidadedoconsumoedodiscurso publicitário na atualidade. Essa centralidade deve estar presente nesta reflexão, pois o conhecimento da caracterização da sociedade de consumo em que vivemos é indispen- sável aos estudos da Comunicação. Afinal, édelaqueemergemosprodutos culturais e é para ela que se destinam esses produtos. Essas relações entre comunicação e consumo são o tema doProgramadeMestradoemComuni- caçãoePráticas deConsumoda ESPM. Para esse estudo, percebe-se que é preciso ir além da visão restrita sobre o consumidor apenas alienado, sub- metido, sem reação, aos interesses dominantes, totalmente cooptadopelo “consumismo”, sem condições de decisão; umser egoísta e autocentrado } Para discutirmos este tema, é fundamental ultrapassarmos o estereótipo segundo o qual consumo é sempre sinônimo de consumismo. ~ a

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