Revista da ESPM JUL-AGO_2009
R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 60 Comunicação e consumo: cidadania em perigo? audiovisual, ligada à eletricidade. Isso vinha engendrando profundas trans- formações no nosso aparato mental e sensorial. Hoje defrontamo-nos com a cultura digital, a microeletrônica e seu imperativo de máxima compressão espaço-temporal. A hibridização entre homem e máquina, carbono e silício, átomos e bits parece gerar esquemas perceptivos e formas de cognição que apenascomeçamaser esquadrinhados. Há tempos,moda, consumoe tecnolo- giaconvivememuma espéciedepacto de cumplicidade e retroalimentação. No reino da obsolescência programa- da, o upgrade é um must , sob pena de sermos condenados aos horrores da incompatibilidadeedoostracismo, seja ele funcional ou social. Entretanto, senãoécertodizer queconsu- moéconsumismo,éigualmenteincorreto apreendê-lo como mera consumição. Expressamo-nos (também) por meio do consumo, o qual, por sua vez pode servir dematrizpara leituras demundo. Para concluir Começamos esta argumentação tomando o consumo como articu- lador privilegiado das dinâmicas atuais. Tratando o consumo como prática sociocultural, procuramos tornar evidentes algumas impor- tantes tensões e contradições presentes nos processos de ne- gociação de sentido do que seja propriamente cultural em nossas sociedades. Constituir-se como ci- dadão requer aptidão e motivação para participar ativamente da(s) coletividade(s) à(s) qual(is) se per- tence por contingência ou opção. Acreditamos no papel da educa- ção no desenvolvimento de uma imprescindível capacidade crítica que nos torna potentes para agir no mundo e refletir sobre nossas práticas. Entendemos que os ideais da responsabilidade social e do consumo consciente só se efetivam se atrelados ao exercício ativo da cidadania em nossos dias. Bibliografia ALONSO , Luís Henrique. La era del consumo . Madrid: Siglo XXI, 2007. BACCEGA , Maria Aparecida (org.). Comu- nicação e culturas do consumo . São Paulo: Atlas, 2008 CANCLINI , Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globali- zação . Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. CASTRO , Gisela G. S. Mídia, consumo, globali- zação e contemporaneidade . In: BACCEGA , M. A. (org.). Comunicação e culturas do consumo . São Paulo: Atlas, 2008, p. 132-144. MAIA , João e KRAPP , Juliana. Sobre sub- jetividades diaspóricas e ardis cotidianos: a cidadania cultural na favela da Candelária . In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo: ESPM, vol.5 n o 14 nov.2008, p.69 – 84. MARTÍN-BARBERO , Jesús. Dos meios às me- diações: comunicação, cultura e hegemonia . Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. QUESADA , Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões . São Paulo: Futura, 2003, RAMOS , Graciliano. Vidas Secas . São Paulo: Record, 1980 ROCHA , Everardo e BARROS , Carla. Entre mundos distintos: notas sobre comunicação e consumo em um grupo social . In. BACCEGA , M. A. Comunicação e culturas do consumo . São Paulo: Atlas, 2008. VEBLEN , Thorstein. A teoria da classe ociosa . São Paulo: Abril Cultural, 1983. Maria Aparecida Baccega Decana do Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. Gisela G. S. Castro Coordenadora do Mestrado em Comuni- cação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. notas 1. ALONSO, Luís Henrique. La era del consumo . Madrid: Siglo XXI, 2007, p. 99. 2. No fim do século XIX, Thorstein Veblen referiu-se ao consumo ostentatório como marcador de status social na clássica obra A teoria da classe ociosa (Abril Cultural, 1983). 3. ALONSO, Op. Cit. p. 123. 4. Idem, p. 126. 5. MAIA, João e KRAPP, Juliana. Sobre subjetividades diaspóricas e ardis cotidianos: a cidadania cultural na favela da Candelária. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo , São Paulo: ESPM, vol.5 n o 14 nov.2008 p.69 – 84. 6. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia . Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. 7. CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização . Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. 8. ROCHA & BARROS. Entre mundos distintos: notas sobre comunicação e consumo em um grupo socia l. In. BACCEGA, M. A. Comunicação e culturas do consumo . São Paulo: Atlas, 2008. 9. Op. Cit. p. 301. 10. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas . São Paulo: Record, 1980, p. 121. 11. CANCLINI, N. G. Op. Cit. p. 121. 12. QUESADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões . São Paulo: Futura, 2003, p. 75 e seguintes. ES PM
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