Revista da ESPM JUL-AGO_2009

Anna Gabriela Araujo julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 63 omo em um c o n t o d e Nelson Rodrigues, a rea- lidade do marketing foi revelada em um estudo promovido pela Associação Bra- sileira de Marketing e Negócios (ABMN), em parceria com o Ibope Inteligência. Publicado no Dia do Profissional de Marketing (8 de maio), o resultado da pesquisa surpreendeu os organizadores, assim como as histórias de amor, mistério, traição e humor do autor de “A vida como ela é”. “Quando elaboramos o roteiro exploratório da pesquisa acreditávamos que o marketing no Brasil estava mais próximo do universo da comuni- cação do que as estratégias das empresas”, lembra Dudu Godoy, presidente da ABMN e da Quê Comunicação, agência de publi- cidade que pertence ao Grupo PPR. “Tivemos uma grata surpresa com os resultados, já que o estudo aponta o marketing brasileiro mui- to mais relacionado à estratégia empresarial do que à comunicação. O segmento está saindo da adolescência para a fase adulta. Agora, nosso desafio é transformá-lo em uma ferramenta relevante para todas as empresas.” Para chegar a essa conclusão, a ABMN entrevistou 350 profissionais responsáveis pelo marketing de grandes empresas, como Telefônica, Unimed Seguros, Iveco e Petrobras. Godoy explica que a diretoria da entidade decidiu promover essa pesquisa após receber um es- tudo semelhante da Associação dos Anunciantes dos Estados Unidos, no qual o marketing foi amplamente analisado durante um período de seis anos. “Notamos que o segmento está passando por uma evolução, que acompanha o desenvolvimento do País no cenário mundial. As empresas estão cobrando do marketing estratégias e planos eficientes para ganhar mercado tanto no Brasil quanto no exterior.” Paulo Fraga, um dos vice-presidentes da ABMN e di- retor comercial do Grupo O Dia – que edita os jornais O Dia e Meia Hora –, afirma ainda que o marketing, unido ao conceito de comunicação corporativa como elemento de posicionamento das marcas, irá ganhar cada vez mais espaço entre as organizações. “Essa tendência leva em conta a existência de mercados altamente competitivos e complexos, o surgimento de das 350 empresas entrevistadas faturam acima de R$ 1 bilhão por ano. 34% 23% apresentam faturamento anual abaixo de R$ 30 milhões. 19% registram receita bruta entre R$ 50 e R$ 300 milhões por ano. c î } 73% dos entrevistados afirmam que o marketing tornou-se mais importante nos últimos três anos nas empresas em que atuam. ~

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