Revista da ESPM JUL-AGO_2009
R e v i s t a d a E S P M – julho / agosto de 2009 68 O mercado é das novas gerações m1970 eu cursava o primei- ro semestre de Propaganda e fui logo chamado para tra- balhar como redator, aos 18 anos, naMcCann-Erickson (o Francisco Gracioso, gerente geral na época, foi meu primeiro chefe e patrão). As agências buscavam jovens crescidos dianteda televisão, umanovamídiaque surgira em1950, mas que levou tempo para atingir escala, massa crítica e ma- turidade até se transformar nopoderoso veículo comercial que conhecemos. Nós, jovensdos anos70, dominávamos a linguagem da televisão sem saber, naturalmente, como um ingrediente orgânico emnossas vidas, parte donos- so DNA desde que viemos ao mundo. A partir do final dos anos 80 os jovens começaram a encontrar mercado de trabalho na iniciante internet, porque o avançoalucinadodastecnologiasdaco- municação, inclusiveababáeletrônica, acompanhou todos seus passos desde seus primeiros contatos com o mundo. Aqueles jovens dominavam natural e organicamente, semsaber, a linguagem virtual-realtime-interativo-veloz como parte do seu DNA. E os jovens de hoje? O que eles trazem orgânica e naturalmente como dife- rencial competitivo para o mercado de trabalho? O que está no DNA deles? Há poucos dias, agora em junho, em Cannes, aHavasWorldwide promoveu o painel de maior repercussão do festi- val.Comopalestrantes,HervédeClerck, líder do movimento ACT Responsible, Kofi Annan, ex-Secretário Geral da ONU e atual presidente do Global Humanitarian Forum, Bob Geldof, fun- dador do movimento Live Aid, e David Jones, CEO global da Havas. Em pleno Festival de Cannes, no clima deprêmios,badalaçõeseprospecçãode trabalho, eles discutiram a criação pu- blicitária, ideias e tendências criativas? Não. O tema do painel foi o futuro do planeta e o futuro da raça humana. Discutiu-se a criação, sim, mas a cria- ção de ummovimento para pressionar politicamente os líderes mundiais a implantar medidas efetivas no comba- te às mudanças climáticas e aos dese- quilíbrios sociais. Foi apresentada uma campanha em Cannes, sim, e, como toda campanha, ela tinha prazo para atingir os resultados: dezembro deste ano, quando acontecerá aConferência do Clima, da ONU, emCopenhagen. David Jones apresentou a campa- nha: “Tck Tck Tck: time for climate justice”, que reproduz o tique-taque de um relógio, afinal o tempo está passando rápido e ninguém faz nada, apenas fala, faz política, faz discurso, faz anúncio, faz filme e concorre a prêmio. A campanha “Tck Tck Tck: time for climate justice” tem uma música-tema, “The time has come”, da banda Midnight Oil, que irá correr o mundo pelas redes sociais da internet, para a adesão de centenas de milhões de compatriotas do mesmo país, o Planeta. Ou seja, consumidores são entendidos também como cidadãos com valores, crenças, atitudes, com- portamentos e práticas éticas emorais. Como agentes responsáveis pelas mudanças urgentes. O mercado é das novas gerações, como sempre foi e
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