Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Edmir Kuazaqui julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 71 Introdução artigo propõe reflexões sobre a filosofia e o pen- samento do marketing oci- dental e sua relação com as questões ligadas ao ambiente onde a empresa está inserida – em especial, questões relacionadas à ética e à responsabilidade social, que norteiam as organizações no contexto contemporâneo internacio- nal. Tanto a ética quanto o direito e a responsabilidade social são ana- lisados como variáveis ambientais independentes. A partir da interpre- tação de pesquisas de autores como Friedman, Hardin e Srour, bem como de ponderações provenien- tes da experiência com o mercado internacional, este artigo aponta para a necessidade da discussão e, sobretudo, da ação direcionada à garantia da sustentabilidade e da qualidade de vida das pessoas. Des- ta forma, inicialmente são discutidos os conceitos de sustentabilidade empresarial e marketing. o A sustentabilidade empresarial e a relação com o marketing Uma empresa, para bem oferecer seus produtos e serviços, necessita de uma estrutura orgânica que pos- sibilite sua existência e seu relacio- namento com os públicos interno e externo. Assim, a sua estrutura é departamentalizada por áreas, como produção, finanças e marketing. Srour (2008, p.253) questiona: } A empresa desempenha sua função social a partir de sua própria existência, na geração de postos de trabalho, com o recolhimento de impostos e a distribuição de recursos financeiros. ~ Qual é a função social das empre- sas? Sem subterfúgios retóricos, a resposta à questão consiste em produzir produtos ou serviços que atendam às demandas do mercado, gerar empregos, pagar impostos e, sem dúvida, agregar valor aos acionistas. As empresas existem para ser lucrativas. O modo de sê-lo poderia ser questionável – o lucro é responsável ou abusivo? –, mas não a sua própria natureza, pois esta é a lógica inerente ao sistema capitalista. î
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