Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Ín dice pág. 12 pág. 76 pág. 46 Entrevistas Carlos Eduardo Lisboa Alexandre Loures Gilberto Leifert Michel Temer Vedações à publicidade dirigida ao público infantojuvenil Denise Fabretti pág. 20 Análise dos aspectos legais e éticos de atividades da sociedade civil e Estado no controle do “consumismo excessivo” e exploração da ingenuidade infantil. Educação do consumidor não pela censura, mas pela própria publicidade. A força dohábito versus ohábitoda força Stalimir vieira pág. 32 O embate entre a preservação da liberdade de explorar- nosavocaçãoconsumistaeatentativadesubmeter-nosà tutela dos “que sabemo que émelhor para a sociedade”. A propaganda e omarketing nohorizonte dametafísica Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo pág. 36 A propaganda é um discurso persuasório e o ho- mem é um animal mimético. Para driblar a propa- gandaanti-ética,osensomoraleoaprofundamento metafísico são mais eficazes que o controle social. Crianças, adolescentes e amídia: quais sãoos fatos? J. Roberto Whitaker Penteado pág. 42 Muitos profissionais e especialistas fazemcríticas àmídia – e aos papéis que nela desempenham o marketing e a publicidade – que denunciam suas próprias dificuldades de entendimento sobre as teorias de comunicação e os mecanismos do mercado. Comunicação e consumo: cidadania em perigo? Maria Aparecida Baccega e Gisela G. S. Castro pág. 56 Apresentamos aqui uma reflexão crítica sobre a articu- lação entre comunicação e consumo. Entendido como prática sociocultural, os múltiplos sentidos do consumo são discutidos no contexto atual. Omercado é das novas gerações, como sempre foi Percival Caropreso pág. 68 Osprofissionaisdepropaganda–sobretudoosjovens–têma obrigaçãodefazermaisdoqueapenasbonitasecomoventes campanhas sociais voluntárias. Omarketingeatragédiadoscomuns Edmir Kuazaqui pág. 70 O artigo propõe reflexões sobre a filosofia e pensamento de marketing ocidental e questões relacionadas à ética e responsabilidade social. Retrata, por meio de autores e vivencial, a necessidade da sociedade na decisão de que caminho tomar. Omarketing como ele é... Anna Gabriela Araujo pág. 62 Que tipo de profissional de marketing você quer ser? Pesquisa da ABMNmostraaimagemeosdesafiosdaatividadenoPaíseoperfil dos executivos que atuam no segmento.
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