Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Leitura Recomendada pág. 146 Sumário pág. 150 English Abstracts pág. 152 ponto de vista Mesa-redonda A propaganda e o marketing conseguirão sobreviver a esse fogo cerrado? pág. 114 A evolução social, a propaganda e o marketing Luiz lara Privacidade online e o marketing da era digital Patricia Peck Pinheiro pág. 82 O Marketing Digital tem de ser responsável. Governança, transparência, ética, sustentabilidade. A moeda de troca é a informação em uma geração de consumidores mais conscientes. Como fica a privacidade online e as novas mídias digitais? Estamos todos nus Adriano Amui pág. 88 A liberdade de expressão precisa ser defendida, mas, mesmo assim, acompanhe como é importante os pais – independente de qualquer campanha publicitária e do apelo dos filhos – orientarem, avaliarem, explicareme até impor ações e atitudes frente ao consumo, como educadores e controladores dos desejos ilimitados que crianças adquirem em todas as idades. As mascotes dos produtos alimentares dirigidos às crianças Paulo Ribeiro Cardoso e Sandrina Duarte pág. 94 Esteestudopermitiuverificarqueospaistêmumaatitude positiva,mastambémcrítica,faceàsmascotesdasmarcas de alimentos e reconhecema influência que elas podem ter nos seus filhos em nível de preferência da marca e da intenção de compra. Fogocerrado equivocado Gentil Choji Nishioka pág. 98 Omarketing e a propaganda estão sujeitos a “desvios de conduta” de seus usuários. A sua utilidade e os seus be- nefícios devem ser separados dos frequentes e profundos danos causados à sociedade pelos maus profissionais. Relações de consumo e relações internacionais Glória Moraes e Fernando Padovani pág. 104 Naeconomiaglobalizada,asrelaçõesdeconsumotorna- ram-semais complexas. São condicionadas e podem ter implicações de alcance global. Como um ativismo civil cada vez mais se canaliza para o direito do consumidor, começamos a observar casos onde a superposição de interessesinfluenciaaçõesdepolíticacomercial,política externa e relações com organismos como OMC. É o mundo ao inverso: agência e anunciante discutindo a relação Valéria Café pág. 138 Uma pesquisa realizada na França com mais de 200 agências de comunicação mostra que as marcas e o consumidorcontinuamperdendoenquantoexistirfalta de sinergia, alinhamento e empatia entre anunciante e agência. A propaganda sob a ótica de um novo consumidor & a sustenta- bilidade como atributode valor Bernadete Almeida pág. 110 Emerge na cena contemporânea um consumidor cidadãoquepercebequeoatodeconsumiréumato político também. De olho neles, o esforço é de gerar a percepção de que empresas, marcas e produtos são friendly sob vários aspectos, especialmente o ambiental e o social. Mas o consumidor mais crítico e consciente é o mesmo que está atento ao que é comunicado e define o que é crível ou não. GeraçãoMatures Jessica Arslan pág. 142 Esse público, que representa 10,5%da população brasileira, ouquase20milhõesdepessoas,vemcrescendo,oqueindica um processo de envelhecimento populacional. Intercâmbiode alunos: uma experiência de vida Ivan Pinto pág. 128 A internacionalização do ensino superior é uma forte tendência do ensino superior e a ESPM, com um crescente número de acordos de intercâmbio de alunos com instituições de ensino de outros países, oferece a seus alunos os benefícios, pes- soais e profissionais, decorrentes da experiência acadêmica no exterior. pág. 154
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