Revista da ESPM JUL-AGO_2009
Gentil Choji Nishioka julho / agosto de 2009 – R e v i s t a d a E S P M 99 Os “desvios deconduta”degrandes empresas deprodutos deconsumoestão sendoatacados, principalmenteas dealimentos, brinquedos,medicamentos, bebidas e cigarros. Os dois pontos mais criticados são a composição físico- química dos produtos, que podem causar danos à saúde ou são contrários aos padrões modernos de cuidados com o corpo, e a exploração da inge- nuidade infantil, na propaganda. Entretanto, a quase totalidade das reclamações feitas pelos consumi- dores, ao PROCON, deve-se a serviços e não a bens. Portanto, o foco dos conflitos entre os fornecedores e consumidores parece ter sido transferido para os serviços. O marketing e a propaganda estão no centro desse fogo cerrado. Os pro- fissionais da propaganda pretendem tornar a propaganda brasileira uma das mais éticas do mundo. Foi deles o esforço pioneiro feito nesse sentido, por meio do CONAR, da adoção de um código de autorregulamentação. Qual opapel dapropaganda edomarketingna formaçãodeuma verdadeira consciência de responsabilidade socioambiental, que ultrapasse os aspectos legais e respeite normas éticas e morais? O problema ob a alegação da neces- sidade de concorrer no me rcado g l oba l i zado , empresas crescem por meio de aquisiçãoou fusãode concorrentes, reduzindo as concorrências locais, criando oligopólios e até mesmo car- téis, visando ao maior domínio sobre os fornecedores, compradores e con- corrência remanescente. Por um lado, estão os legítimos interesses da sociedade e, por ou- tro, interesses de poucos grupos concentrados. Esses interesses são aparentemente inconciliáveis. s cerrado equivocado } Por um lado, estão os legítimos interesses da sociedade e, por outro, interesses de poucos grupos concentrados. ~ î
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx