Revista da ESPM Julho-Agosto_2010
julho / agosto de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 119 No Brasil, as televisões comerciais parecem preencher todos os espaços. Em contrapartida, as principais democracias do mundo oferecem maior equilíbrio nesta equação – comunicação pública e privada – possibilitando, assim, mais escolhas à sociedade em geral (ou seria o con- trário – este equilíbrio na comunicação é que possibilita a consolidação da democracia e o exercício da cidadania?). Diante da escassez de recursos públicos, for- mas alternativas de financiamento da televisão pública surgem e, junto a elas, um rastro de questionamentos, gerando discussões ideoló- gicas, éticas e pragmáticas, especialmente dos agentes envolvidos na estratégia e viabilização desse meio de comunicação. São inúmeras questões importantes vinculadas à TV pública. Contudo, a ideia não é, nestas poucas páginas, esgotar o debate, mas sim refletir brevemente sobre a viabilização de uma TV pública – a série de práticas necessárias à sua exequibilidade, tais como a sua gestão e o seu modelo de financiamento, um elemento fundamental de sua práxis. No Brasil, as televisões comerciais parecem preencher todos os es- paços, ondeaTVpública não consegue entrar e, com isso, restringem-se as escolhas e opções ao telespectador. Photos.com Dynamic Graphics
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