Revista da ESPM Julho-Agosto_2010

R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2010 130 Imagens: Divulgação LEITURA recomendada Ricardo Faro e Fátima Faro COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2010 264 P. – R$ 49,00 Olivroabordaatrajetóriadocomércioexterior aolongodosanos,evidenciaaimportânciada logística como elemento que anda junto com as negociações para o sucesso das transações mercantis.Examina,também,asdificuldades e possíveis soluções a serem consideradas na adequação da infraestrutura de apoio às trocas comerciais; assim como a capacidade brasileira de produção energética, promoção do desenvolvimento científico e tecnológico; e a contribuição desses elementos para o aumento das vendas externas. Por fim, discute o comportamentodo crédito público na assistência aos setores exporta- dores estratégicos, a promoção de políticas para apoio aos negócios externos das em- presas MPE (micro e pequenas) e critica a participação brasileira nos movimentos de integração regional e defesa dos interesses do país em foros internacionais com inter- veniência no desenvolvimento do comércio de bens e serviços. Ricardo Faro é Assessor Sênior da Diretoria de Comércio Exterior do Banco do Brasil S.A. e atua na área acadêmica. Fátima Faro é professora e consultora em projetos de viabilidade econômica. Humberto Mariotti PENSANDO DIFERENTE, PARA LIDAR COM A COMPLEXIDA- DE, A INCERTEZA E A ILUSÃO EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2010 320 P. – R$ 55,00 É necessário ter emmente que não semuda o mododepensarpormeiodeexercíciosdotipo passo a passo, nempormeio de fórmulas que dizemsermilagrosas. Segundo o autor, essas abordagens que são, aparentemente, fáceis e confortáveis, não passam de estratégias de autoengano e pensamento mágico. No mundo real, mudanças de hábitos se fazem por meio de reflexão e discussão das ideias resultantes com pessoas empenhadas nomesmo propósito. Alémdisso, a realidade cotidiana é construída coletivamente, por meio de redes de conversação, por isso seria impossívelestabelecerummodelodemudan- ça de hábitos único, que atendesse a todos. O que foi construído pode ser desconstruído e reconstruído de outras formas. É assim que se muda de modo de pensar. No entanto, para que esse empreendimento seja bem-sucedido é precisoquehajamotivaçãoevontadeconsciente. Humberto Mariotti é médico psicoterapeuta e consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional. Professor da Business Scho- ol São Paulo (BSP) (Laureate International Universities).FundadorediretordoGrupode Estudos de Gestão da Complexidade da BSP. Roberto Ruban FUI PROMOVIDO! E AGORA? EDITORA M.BOOKS SÃO PAULO – 2010 208 P. – R$ 35,00 Comoturbinareacelerarseuautodesenvolvi- mentoprofissional.Ograndedesafiodequem está assumindo novas responsabilidades e funções em uma empresa é saber agir e se comportar a partir de então. Apreensões e dúvidas são reaçõesmuitonaturais e comuns nessas situações. Este livro é para você que acabou de ser promovido ou está a ponto de sê-lo, e precisa se preparar para enfrentar os novos desafios. O autor explica que toda sua trajetória pro- fissional tem sido um aprendizado constante e que muito do que aprendeu foi ouvindo e recebendo ajuda e orientações de pessoas próximas. O objetivo deste livro é informar, orientar e ajudar você a transpor esta etapa importante de sua carreira profissional com segurança e muito sucesso. O texto propor- ciona conhecimentos comportamentais e práticos que irão contribuir para seu autode- senvolvimento pessoal e profissional. Roberto Ruban é Diretor de Contas Globais da Divisão Seara do GrupoMarfrig.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx