Revista da ESPM Julho-Agosto_2010
R E V I S T A D A E S P M – julho / agosto de 2010 96 Com a participação de empresários, acadêmicos, representantes de Secretarias de Relações Inter- nacionais, de Turismo e Segurança das cidades ou Estados presentes, deu-se ênfase às possibilidades de investimento em diversos setores da economia com maior destaque para as parcerias que podem se formar ou se desenvolver entre os setores público e privado, notadamente emrelação à infraestrutura, ao turismo, à segurança, à tecnologia, ao consumo demassa e à comunicação. Com respeito a estes dois últimos aspectos (consu- mo e comunicação), vale ressaltar que um estudo de mercado conduzido pela emissora de TV norte- americanaNBCrevelouque85%dostelespectadores viam os patrocinadores dos jogos olímpicos como líderes, com aproximadamente 80% deles sendo considerados empresas com forte compromisso coma excelência e aqualidade, alémde veículopara o desenvolvimento de um relacionamento com os consumidores. Neste contexto, a marca Visa, por exemplo, relatou umcrescimento de 42%no uso de cartões na Austrália, um pouco antes e durante os Jogos de Sydney. NoBrasil,comconsumidorescadavezmaisconecta- dos,constata-seumaoportunidadedesepropagaros eventos esportivos através de várias mídias. Apesar docrescimentodasclassesmaisbaixas,aindaháum “gap”significativoentreas classes sociais, conforme ilustramas figuras 2 e 3. Outras pesquisas, desta vez encomendadas pelo Comitê Olímpico Internacional revelaram que a marca olímpica é estritamente diferente das outras porque se baseia em dois universos distintos: não é estritamente humanitária, como, por exemplo, a 2002 COMPUTADOR 4 milhões de domicílios 12,7% 2005 CELULAR 51 milhões de indivíduos 39% 2009 CELULAR 113 milhões de indivíduos 83% 2009 COMPUTADOR 13 milhões de domicílios 28,6% 2002 INTERNET 1,4 milhões de domicílios 4,2% 2002 INTERNET 9,6 milhões de domicílios 21% AB 58% DE 3% C 17% UM BRASIL COM CONSUMIDORES CONECTADOS MULTIFACETADOS - PROTAGONISTA FIGURA 2
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