Revista da ESPM Julho-Agosto_2010
julho / agosto de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 97 o tamanhodoevento. Em2002, oCOI já negociavacomaLenovo,gigantechinesa de informática, que depois de muitos testesconseguiuseadaptartecnicamente e adquiriu a divisão de computadores pessoais da IBM, não só se tornandoa3 a maiorfabricantedePCsdomundo,como também, entrando para o hall do pro- grama TOP do COI. O governo chinês viu que tal oportunidade colocaria uma de suas líderes industriais em posição estratégica e de visibilidade global. Nesta Estratégica do PLANEJAMEN- TO (palavra de ordem!), não menos relevante será o desafio do Brasil e das PPPs com relação à segurança. Os ór- gãosgovernamentais,emconjuntocom asaçõesdeempresasespecializadasno setor, se deparam com uma oportuni- dade ímpar de permitir que cidadãos, turistaseautoridadestenhamcondições de circular semomedo que tanto assola os grandes centros. Propõe-se treinamento de qualidade e aperfeiçoamentocontínuonaeducaçãocivilepolicial, na tecnologia demonitoramento e controle, e, prin- cipalmente, emtodos os gargalos da infraestrutura. O Comitê Olímpico In- ternacional revelou que a marca olímpica é es- tritamente diferente das outraspoisbaseia-seem dois universos distintos: não é estritamente hu- manitária, nem comple- tamente comercial. ASCENSÃO DA CLASSE BAIXA POP% 23 23 33 38 44 39 Classe AB Classe C Classe DE 2005 BRASIL 2009 FIGURA 3 ES PM Cruz Vermelha, nem completamente comercial, comoaDisneyououtrasmarcasdeentretenimentos eesportes.KofiAnnan,ex-secretáriogeraldaONU, descreveuoespíritoolímpicocomoumaescolapara a democracia. Os Jogos dessa natureza oferecem a possibilidadeda amizade eda lisura, comexemplos tangíveis de como a humanidade pode superar preconceitospolíticos,econômicos,religiososeraciais pormeio dos valores inerentes ao esporte. As PPPs – Parcerias Público-Privadas – têm papel relevante tambémno tocante ao “rebranding” das cidades-sede desta natureza. O crescimento no turismoentre1990e2002 ilustroucomoBarcelona sebeneficioupor estar no focodomundoem1992. RelatosdoCOIedoMinistériodeTurismoindicam que o total de diárias emhotéis passou de 3,8 para mais de 8 milhões, e o número de convenções quase triplicou, passando para mais de 270 mil. A forma como umgoverno aproveita sua identidade demarca local e, sobretudo, internacionalmenteao sediareventosgrandiososéessencialparanegócios e investimentos futuros. Existe uma clara oportu- nidadeparaqueasPPPsbusqueme implementem soluções para construir um legado a longo prazo. A trilha é cara, mas, se bem gerenciada, pode ser uma das mais eficientes em custo-benefício que umgovernopodeassumir.DeacordocomMichael Payne, emseu livro a “ViradaOlímpica”, apenas a cidade deAtlanta errou emrelação ao seu planeja- mento,apostandonocurtoaoinvésdolongoprazo. Em seu relato, ele observa que apesar do nível de desenvolvimento de Atlanta, houve problemas de ordemtecnológica comfalhasno sistemada IBMe que aos olhos doCOI foramde extremo risco para MARCELO ZOROVICH Professor do curso de Relações Internacionais com ênfase emMarketing e Negócios da ESPM.
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