Revista da ESPM MAI-JUN_2008

103 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M Jorge Fornari Gomes Quanto maior a área do aparente do aparente ,mais conhecimentos temo in- divíduo sobre si mesmo e da realidade. Para tal, deve reduzir a áreado ocultodo aparente , ampliando a percepção de simesmoatravésdo feedback .Comisto, abre sua mente também para entender melhor aspectos do aparente dooculto e reduz a (infinita) área do oculto do oculto .Asimplicidade destas regrasnão revela a profundidade nem a Dor que causa esse processo. Segueumconjunto Deprincípiosquealicerçamodesenvol- vimento pessoal nas duas filosofias. PRINCÍPIOS DO DESEN- VOLVIMENTO PESSOAL v A viagem do desenvolvimento pes- soal é solitária e trabalho para uma vida. v Aceitar que o processo de cresci- mento pessoal não é harmônico, mas conflituoso. v Saber que o crescimento é uma ati- tude de risco e de desafios contínuos. v O processo de desenvolvimento não é puramente lógico nem racional. Existem muitas pontas soltas e difí- ceis de explicar. O processo deve ser entendido (cognitivo) e experimental (sensorial e afetivo). v Àmedida que crescemos a vida fica mais complexa e é dentro dessa com- plexidade que o processo de cresci- mento ocorre. As dificuldades fun- cionam como expansões da mente. v O processo de desenvolvimento dá à pessoa uma maneira diferente de encarar a vida e reagir emrelaçãoa ela. Leva-a assumir responsabilidade por si mesmo, pelos seus atos, de modo a nunca atribuir aos demais responsabili- dades pelos seus erros, não se fazer de vítima frenteàs circunstâncias adversas, mas, aocontrário, tomá-las comoopor- tunidades de desenvolvimento. Ð

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