Revista da ESPM MAI-JUN_2008
Roberto DaMatta 11 MAIO / JUNHO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M mais até sobre os índios americanos do que sobre os índios brasileiros. Você perguntaria “como melhorar?”. Só pagando o preço: criar um instru- mento de comunicação, chamar as pessoas para falar desses índios, da sua organização política, de como eles reagem à sociedade brasileira. O nicho em que eles estão colocados é mais ou menos o mesmo em que eles foram colocados por José de Alencar, que inventou aqueles índios do Século XIX... Quando acontece alguma coisa diferente, como está acontecendo em Rondônia, e eles aparecem atirando flechas contra o avião – essa imagem corresponde ao inconsciente dos jornalistas; não estou dizendo que seja maldade – mas é uma revelação cultural porque a cultura se revela no inconsciente, no implícito. Há um acordo entre os formadores de opinião pública, entre todas as tendências, de que os índios são latifundiários – só quem pode ser latifundiário são os paulistas, os mineiros e, even- tualmente, algum carioca ou algum riograndense.Mas a propriedade deles é constitucional, a tribo tem o direito de ocupar. A discussão do “porque esse território deve ser grande ou pequeno” passa pela disciplina cha- mada EtnologiaouAntropologia Social porque esses índios vivem de uma maneira que não é igual à nossa, não têm supermercado; se eles tivessem agronegócio, seria diferente, mas não têm.Aoutra discussão paralela é sobre o nacionalismo “porque as fronteiras estariam em risco”; o General alertou para isso porque “o Exército é dono da área”, “dono da nossa fronteira”. A resposta à sua pergunta passa pela constatação de que é preciso um esforço enorme para conhecer uma parte ínfima – em termos de popu- lação – da nossa sociedade. GRACIOSO – Roberto, você ad- mitiria que a raça e a sociedade bra- sileira ainda estão longe de chegar à cristalização, estão em formação, porque os povos que vieram da Europa, nos últimos cem anos, só agora começam, realmente, a ter um papel dinâmico na construção do país? Como você reage a isso? DAMATTA – Eunãoconcordo. Acho que nenhuma antro- pologia concorda de se falar em raça, por exemplo. Raça é uma coisa, cultura é outra. Em 1933, Gilberto Freire já “JOSÉ DE ALENCAR INVENTOU AQUELES ÍNDIOS DO SÉCULO XIX.” Imagem: Gilmar Fraga Google images Ð
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