Revista da ESPM MAI-JUN_2008
118 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2008 Inovação e empreendedorismo 1. A QUE TRATA INO- VAÇÕES DE PRODUTOS/ SERVIÇOS E DE PROCES- SOS (MUDANÇAS QUE AFE- TAM OS MÉTODOS DE SE PRODUZIR RESULTADOS) UTTERBACK (1994); 2. A QUE TRATA INO- VAÇÕES COMO: RADICAIS (NOVOS PARADIGMAS) E INCREMENTAIS (MELHO- RAMENTOS EM PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCESSOS), MOHR ET AL. (2005). Fica claro que inovação, porém, não é mais estreitamente ligada apenas à tecnologia e à invenção, mas também à administração de conhecimento de qualquer natureza que norteia a gestão de produtos e processos de negócio, como defi- nem Bateman e Snell (1998). Não significa dizer que avanços técnicos e científicos não possam definir inovação também, porém, de uma forma declarada, a cada dia mais se entende a necessi- dade da empresa de ter como um dos pilares primários a gestão de equipes inovadoras para alcançar o sucesso. Recentemente, artigo de capa da revista Época Negócios (março de 2008) reforçava, por meio de recente pesquisa entre executivos de empresas, que determinados comportamentos devem ser in- centivados através da preparação dos gestores atuais e dos novos a serem desenvolvidos. Tais comportamentos permitiriam modelos mais abertos, oferecendo maiores oportunidades, aos novos colaboradores, de exporem as suas idéias e desenvolverem soluções completas que possam ter viabili- dade comercial. Analisando essas conceituações e s ua s ba s e s demon s t r ada s , encontramos sempre um fator comum como na equação citada, anteriormente, na figura 1, que passa, obrigatoriamente, por buscar os perfis mais adequados dentro da modelagem exposta e incitar essas pessoas a gerarem i dé i a s , em um amb i en t e de gestão que realizem positiva- mente, o modelo. Considerando o modelo na figura 2, um arquétipo de duplo aprendizado, de Argyris (1992) e Senge (1998), fica claro que podemos citar a inovação como um dos Valores Fundamentais Imagem Isvile Imagem: Cameron Fica claro que inovação, porém, não é mais estreitamente ligada apenas à tecnologia e à in- venção, mas também à adminis- tração de conhecimento de qualquer natureza que norteia a gestão de produtos e processos de negócio.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx